//LUCAS CAMPOS PATRÍCIO// Barbosinha, além de estádio, agora é nome de clube de futebol

O Unidos do Barbosinha F.C. iniciou atividades em dezembro de 2023

 

A inauguração do Estádio Municipal Antônio Barbosa Pinto da Fonseca aconteceu em 22 de abril de 1962, três dias antes do início dos treinamentos da seleção brasileira de futebol para a disputa da Copa do Mundo de 1962. Entregue com capacidade pra 5 mil pessoas e com dimensões do gramado de 100 x 68 m, é, hoje, palco do Campeonato Amador de Serra Negra.

O estádio também recebeu a preparação da seleção para a Copa do Mundo de 1966. Na ocasião, a estrutura disponibilizada no local era para 15 mil pessoas, sendo 8 mil em arquibancada descoberta, 5 mil em arquibancada coberta e 2 mil no setor geral. Também foram oferecidas cabines de imprensa aos jornalistas que acompanharam a equipe nacional durante o período.

Além destas transformações que indicam a preservação histórica da memória de Antônio Barbosa Pinto da Fonseca, há, hoje, uma equipe de futebol que leva o seu nome. A Unidos do Barbosinha F.C., ou UBFC, iniciou suas atividades em dezembro de 2023, quando quatro amigos da cidade decidiram formar um grupo para jogarem futsal às terças-feiras na quadra anexa ao estádio. 

Após nove meses do início, a associação, que conta com 42 membros e representantes no setor Burocrático, Financeiro e de Marketing, expandiu horizontes. Além de estrear na terça-feira (03/09) na Copa Futsal de Serra Negra, também irá participar da Copa Society de Serra Negra e já fez o primeiro amistoso no campo. O jogo em questão, contra o Torino, ilustrou o potencial da equipe, que com uma média de idade de 20 anos, alia a experiência de medalhões, a velocidade, agilidade e energia da juventude.

O projeto possui como metas para 2024 a solidificação dos setores Financeiro e Marketing, a aderência de 20 torcedores e simultânea formalização de uma torcida organizada, a implantação do Setor Logístico, para fomentar o transporte e alimentação em dias de jogo, e um desempenho coletivo satisfatório nas Copa de Futsal e Society. Para 2025, a meta é a participação no Campeonato Amador da cidade.

Mas, além de metas, destaca-se a sensação de pertencimento dos integrantes do grupo, que é gerido em um modelo de autogestão, ou seja, não existe necessariamente um representante fixo em cada área, todos são voluntários e mesclam papéis. Como jogadores, técnicos ou organizadores. Essa é a aposta para aderir mais fãs, que comprovadamente já deu certo nos seis meses de trabalho.

A iniciativa revela a possibilidade de Serra Negra ter uma Secretaria de Esportes estruturada com esse modelo, ou MVP, como chamam alguns membros, que manifestam o desejo de criar um fundo financeiro para geração de recursos da Unidos do Barbosinha FC. Jovens e adultos que, de certa forma, estão determinando os passos para a construção do futuro da cidade.

Quer ajudar a Unidos do Barbosinha FC? Faça um PIX em qualquer valor para a chave: 32716140839.

----------------------------------------------

Lucas Campos Patrício é graduado em arquitetura e urbanismo pela USP



Comentários