- Gerar link
- Outros aplicativos
- Gerar link
- Outros aplicativos
Serra Negra pegou fogo nos últimos dias. Literalmente.
As queimadas, crimes ambientais que ocorrem periodicamente nesta época do ano, intoxicaram a cidade, acinzentaram o belo céu azul deste calorento fim de inverno, ameaçaram propriedades, mataram a fauna e a flora.
Reações indignadas de serranos explodiram nas redes sociais.
Relatos de situações angustiantes, de impotência diante do fogaréu, sensibilizaram grande parte da população.
E permanecem no ar algumas perguntas: por que essas tragédias ocorrem? Quem são os culpados? Elas são evitáveis? O que fazer para que não ocorram mais?
As autoridades locais - prefeito, secretários, forças policiais - devem ter essas respostas.
O problema é que o público não fica sabendo de coisa nenhuma.
É como se nada estivesse acontecendo na cidade, como se tudo estivesse absolutamente normal.
Prefeito e secretários estão ocupados. Não em achar soluções para o problema, mas sim em acelerar a campanha eleitoral que poderá dar a eles mais quatro anos de mandato.
Que, a julgar pelo que não foi feito até agora, serão quatro anos a mais de retrocessos na área ambiental - um dos vários patinhos feios da atual administração. Sim, há vários outros, como os da saúde, mobilidade urbana, educação, moradia, cultura...
A agenda ambiental é prioritária no mundo e no Brasil inteiro. Serra Negra parece estar alheia a ela, como se aqui fosse uma ilha separada de todo o resto.
O descaso com a proteção do rico meio ambiente serrano terá consequências terríveis para o futuro da cidade.
A destruição começará pela fauna e flora. E avançará sobre toda a nossa terra e a nossa serra.
É preciso urgentemente dar um basta a essas criminosas inércia e incompetência do Poder Público local.
----------------------------------------------
Carlos Motta é jornalista profissional diplomado (ex-Estadão, Jornal da Tarde e Valor Econômico) e editor do Viva! Serra Negra
- Gerar link
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.
A agenda climática precede a qualquer outra pauta, já que dela depende a nossa sobrevivência não apenas em Serra Negra, não apenas no Brasil, mas no planeta Terra. Trágica e irresponsavelmente, não somente os administradores públicos, mas também boa parte da população fingem que nosso principal problema atual como espécie não existe.
ResponderExcluirgente realmente Serra Negra sempre sofreu com incêndios criminosos pois fogo não pega em 99% sozinho , aqui em Portugal estamos tbm vivendo dias de muito incêndios e a fumaça esta muito forte muitas pessoas ja estão usando mascaras . E realmente as autoridades não fazem nada
ResponderExcluir