//MOBILIDADE URBANA// Caos no trânsito do Centro faz turista se sentir no "paraíso", diz vereador



O líder do prefeito Elmir Chedid na Câmara Municipal, Beraldo Cattini, admitiu na sessão de 10 de junho, que por interesses políticos a prefeitura não pretende adotar medidas para amenizar o caos no trânsito, entre as quais o estacionamento rotativo, a Zona Azul, uma reivindicação de parte da população de Serra Negra.

Ele disse que, há alguns anos, o prefeito chegou a questionar vereadores de sua base sobre o retorno da Zona Azul e concluiu que o tema divide opiniões. “Queira ou não queira, isso custou uma reeleição”, afirmou Cattini. O vereador enfatizou ainda que a lentidão na Rua Coronel Pedro Penteado beneficia o comércio da cidade e que agrada ao turista.

Cattini avalia que, embora moradores considerem um transtorno permanecer 20 minutos parados no trânsito da Rua Coronel Pedro Penteado, para o turista, isso é mera distração e, disse, chega a ser prazeroso apreciar as vitrines das lojas de dentro dos seus veículos em meio ao caos no trânsito. 

“Nós, moradores, talvez 20 minutos para atravessar a Coronel é o fim do mundo, para quem vem de São Paulo, 20 minutos é um paraíso passear com a esposa e observar as lojas”, afirmou Cattini.

O presidente da Câmara Municipal, Wagner da Silva Del Buono, também da base de vereadores do prefeito, informou que a prefeitura pretende realizar uma licitação para contratar uma empresa que será responsável pela elaboração de mais um plano de mobilidade urbana para Serra Negra.

A cidade já conta desde dezembro de 2020 com um Plano de Mobilidade Urbana, encomendado pelo ex-prefeito Sidney Ferraresso à consultoria da Universidade São Francisco (USF), de Bragança Paulista. O documento foi elaborado seguindo as instruções da Lei nº 4.030, aprovada em 2017 pela Câmara e sancionada por Ferraresso, que institui as diretrizes de políticas de mobilidade urbana da cidade.

Na solenidade de entrega do plano pela consultoria, em 8 de dezembro de 2020, Ferraresso disse que o plano seria encaminhado para apreciação do Legislativo, o que não ocorreu. O prefeito Elmir Chedid não explicou as razões pelas quais também não enviou o plano para apreciação da Câmara nos últimos quatro anos, nem esclareceu por que pretende contratar outra empresa para fazer um novo plano. A prefeitura informou na ocasião que foram investidos quase R$ 100 mil na contratação da consultoria.

Vereadores da oposição cobraram da prefeitura, na última sessão da Câmara, medidas urgentes para aliviar o trânsito caótico da cidade, em especial nos fins de semana e feriados. 

A vereadora Viviani Carraro insistiu em especial numa solução para o trânsito nas imediações da Praça Sesquicentenário. O vereador Roberto de Almeida avalia que é inadmissível o congestionamento em uma via de relevância para a cidade como a Coronel Pedro Penteado.  

Nenhum vereador, nem da situação nem da oposição, fez menção ao Plano de Mobilidade Urbana existente. Roberto de Almeida disse que nunca viu o documento. O plano, no entanto, já foi alvo de diversas reportagens do Viva! Serra Negra, que o publicou na íntegra, e de requerimentos da vereadora, também da oposição, Anna Beatriz Scachetti, além de estar disponível na internet. 




Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.