O presidente Lula será homenageado no carnaval do Rio de Janeiro, uma das maiores festas populares do mundo, e isso está irritando muita gente.
Desfilando pela primeira vez no Grupo Especial, a Escola de Samba Acadêmicos de Niterói levará à Marquês de Sapucaí o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
A escola, que vai abrir os desfiles do Grupo Especial, no domingo de carnaval, vai descrever Lula como “o político mais bem-sucedido de seu tempo”, exaltando a trajetória do “ex-operário e líder sindical que se elegeu presidente” três vezes.
Para divulgar o samba, que segundo quem já ouviu é lindo, o PT circula desde o final de semana um vídeo com imagens de Lula em campanhas eleitorais passadas.
“Especialistas” ouvidos por um grande jornal econômico dizem que há risco de a iniciativa ser entendida como campanha eleitoral antecipada.
A alegação é de que as cenas do vídeo, a letra da música e a legenda usada podem ser interpretadas como campanha eleitoral, e nesse período isso é proibido.
Diria que insinuar essa “irregularidade” é que é campanha eleitoral antecipada. A iniciativa do jornal de indagar “especialistas”, sem nome ou sobrenome, e publicar a ameaça é uma pequena demonstração do que vem por aí neste 2026.
Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.