//TRANSPORTE COLETIVO// Deputado vem a Serra Negra apresentar projeto de Tarifa Zero

Tarifa zero já é adotada em mais de 100 cidades brasileiras


O deputado federal Jilmar Tatto (PT) virá a Serra Negra dia 17 de maio, sexta-feira, para participar de uma reunião plenária sobre a adoção da Tarifa Única para o transporte coletivo na cidade e região, no Palácio Primavera, sede da Câmara Municipal. 

O evento é uma iniciativa da microrregional do PT, que abrange cidades do Circuito das Águas Paulista, com o objetivo de apresentar e debater com a população um programa de mobilidade urbana viável e democrático, que já vem sendo adotado, há alguns anos, por vários municípios em todo o Brasil, atendendo a Emenda Constitucional nº 90, de 2015, que tornou o transporte um direito social e fundamental.

Jilmar Tatto, ex-secretário municipal de Transportes nos governos de Marta Suplicy (2001-2004) e Fernando Haddad (2013-2016), é o parlamentar com maior experiência e acúmulo de conhecimento no assunto do Congresso Nacional. Durante sua gestão foram construídos mais de 600 quilômetros entre corredores e faixas exclusivas de ônibus, além da criação das linhas noturnas e o lançamento do Bilhete Único.  

Tatto: especialista em mobilidade urbana

À frente da pasta municipal do Transporte, Tatto comandou ainda a construção de mais de 400 quilômetros de ciclovias, a criação do Conselho Municipal de Transportes, além de ter atuado na regulamentação do uso de aplicativos de transportes privados.

Cerca de 100 cidades brasileiras já adotaram a gratuidade em todo o seu sistema nos setes dias da semana. Os dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) demonstram ainda que outros sete municípios adotam a política de forma parcial em dias específicos da semana, em parte do sistema ou apenas para um grupo limitado de usuários.

Em São Paulo, o programa Tarifa Zero está presente em 27 municípios. Cidades e Estados governados pelo PT já apresentam bons resultados da iniciativa, entre os quais Maricá (RJ), com 167 mil habitantes. O programa foi adotado com a utilização de parte dos royalties do petróleo, na gestão de Washington Quaquá (PT).

Maricá conta atualmente com 120 ônibus e atende 3,5 milhões de passageiros por mês, com custos mensais estimados em R$ 12 milhões. O impacto econômico nas famílias do município foi de uma economia calculada em R$ 160 milhões em despesas de transportes em 2022. 

Na região do Circuito das Águas Paulista, Holambra tem gratuidade no transporte há cerca de 30 anos, e Amparo recentemente liberou as catracas dos coletivos aos domingos.

No Ceará, o governador Elmano de Freitas (PT) está expandindo para as cidades cearenses o programa “Bora de Graça", do município de Caucaia, o segundo mais populoso do Ceará. O programa consome apenas 3% do orçamento da cidade e remunera a empresa prestadora do serviço.




Comentários