//NOTAS SERRANAS// Serra Negra deve aderir à privatização da Sabesp

            


Privatização da Sabesp

Depois que a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeiro turno o projeto de lei que na prática aprova a adesão da capital paulista à privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a expectativa dos vereadores de Serra Negra é que em breve esse tema será alvo de discussão e apreciação pelo Legislativo serrano. A tendência é que os vereadores aprovem a adesão à privatização do fornecimento de água e esgoto no município. Os partidos dos vereadores da oposição e da situação apoiam o governador Tarcísio de Freitas na Assembleia Legislativa. O problema é que a Sabesp ainda não cumpriu os contratos de prestação de serviços assinados com a prefeitura de Serra Negra. 

Desassoreamento dos lagos

O principal contrato assinado e ainda não executado pela Sabesp, calculado em R$ 6 milhões, prevê o desassoreamento dos lagos da Represa Dr. Jovino Silveira, Querência e Represa Vereador Antônio Roberto Siqueira (Lago Seco). Na ocasião da assinatura, em dezembro de 2021, a prefeitura informou em suas redes sociais que o deputado estadual Edmir Chedid (União Brasil), irmão do prefeito, teria sido fundamental nas negociações que resultaram na assinatura dos contratos de desassoreamento dos lagos. O deputado também votou favorável à privatização da companhia pela Assembleia Legislativa. Na última sessão da Câmara Municipal vereadores da situação e da oposição manifestaram preocupação em ter de decidir a adesão ou não à privatização antes de a Sabesp cumprir os contratos firmados com a prefeitura. A Câmara aprovou um requerimento solicitando informações ao Executivo sobre o andamento dos desassoreamentos dos lagos, na sessão de segunda-feira, 20 de abril.

Mais uma promessa

Três dias depois da aprovação pela Câmara Municipal do requerimento sobre o desassoreamento dos lagos, a prefeitura informou em suas redes sociais que o superintendente de Negócios da Sabesp Franca, Gilson Santos de Mendonça, responsável pelo gerenciamento dos serviços em Serra Negra, garantiu que a licitação para a contratação de empresa terceirizada para realizar o desassoreamento dos lagos do Querência, Represa Dr. Jovino e Lago Seco será realizada em maio. 

Sem resposta

A reportagem do Viva! Serra Negra enviou à assessoria de imprensa da prefeitura questionamento para saber quando o prefeito Elmir Chedid pretende enviar o projeto de lei para que o Legislativo aprove ou não a assinatura de novos contratos e convênios com a empresa que adquirir a Sabesp, aderindo na prática à privatização. A reportagem questionou também o prefeito sobre se há intenção de realizar audiências públicas para ouvir a opinião da população sobre a venda da Sabesp, mas não obteve nenhuma resposta até o fechamento desta coluna.    

Termômetro eleitoral

A pré-campanha eleitoral já elevou a temperatura entre pré-candidatos e vereadores de olho na reeleição. Na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira, 20 de abril, o vereador Leo da Ambulância usou a palavra para reclamar de sua exclusão de um grupo de WhatsApp de moradores do Bairro da Serra, uma das principais áreas rurais do município e onde se localiza a Rota Turística do Café. O grupo, com 118 integrantes, foi criado para agilizar soluções para os problemas do bairro.

Corrida do Legislativo

O vereador acusou o ex-vereador Leandro Pinheiro, o Pinheirinho, pela exclusão de cerca de 40 pessoas, entre as quais ele e o chefe da Guarda Civil Municipal, Marcelo Bocato, depois de uma discussão sobre um animal de grande porte solto na pista que corta o bairro. Dias antes, o médico e blogueiro Lauro Corrêa havia aventado em seu blog a pré-candidatura ao Legislativo de Pinheirinho e de Kiko Gianotti, candidato derrotado à prefeitura em 2016 e representante do grupo da oposição liderado por Marco Bueno. Nenhum dos dois desmentiu a informação publicada pelo blogueiro.

PT na disputa

O PT de Serra Negra saiu na frente dos outros partidos na corrida eleitoral e vai apresentar neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, na Vila Poesia (Rua Manoel Saragiotto, 3, Loteamento Parque Fonte São Luís), seus pré-candidatos à prefeitura e Câmara Municipal. O evento contará com a presença do ex-senador e atual deputado estadual Eduardo Suplicy. O PT concorrerá ao Executivo local depois de 16 anos ausente do pleito. 

Transporte estudantil

Universitários serranos que estudam no período noturno em faculdades de Campinas e utilizam o transporte público oferecido pela prefeitura não têm conseguido chegar no horário de início das aulas. A situação é parecida com a do primeiro trimestre do ano passado, que só foi resolvida depois que a prefeitura ofertou mais um veículo para atender a demanda dos alunos das faculdades de Campinas. São várias instituições de ensino e os alunos que estudam nas unidades mais distantes acabam chegando após o início da aula.

Sem acordo

Alunos que frequentam faculdades em Campinas no período da tarde também reivindicam uma van para o horário vespertino. Os alunos com aulas das 13 às 18 horas têm sido obrigados a sair com os veículos de manhã, por volta das 5 horas, e só retornam depois da meia-noite com as vans do período noturno. A prefeitura oferece um auxílio em dinheiro insuficiente para custear o transporte. Os alunos encaminharam um abaixo-assinado à prefeitura e aguardam uma solução. 

E o plano de carreira?

Os vereadores Roberto de Almeida e Viviani Carraro estão requerendo da prefeitura informações sobre o plano de carreira dos servidores públicos municipais. Eles querem saber se foi criada a comissão para estudar a elaboração do projeto do plano de carreira, e em caso positivo, quem são seus integrantes. Também querem saber se foi contratada empresa especializada para a elaboração do plano e se há data prevista para a sua efetivação. 


Problemas e mais problemas

Bastou a prefeitura publicar em suas redes sociais que realizou "obras de melhorias na infraestrutura viária do Bairro São Luiz", asfaltando a  Rua Irineu Baldini, para que moradores se manifestassem - em termos nem um pouco cordiais - sobre problemas em outros locais. "Os moradores/eleitores das Tabaranas de Baixo estão aguardando os reparos e melhorias na Rua Domingos Manoel Cordeiro, conforme ofício dirigido ao prefeito, ou seja: 1) Correção da erosão da via, em frente ao nº 500; 2) Canalização das águas pluviais no trecho entre o nº 505 e o Hotel Shangri-la; 3) Iluminação da Rua Domingos Manoel Cordeiro", escreveu um deles. Outro se dirigiu ao secretário de Obras: "No Bairro das Posses após recapeamento das ruas, a empresa responsável esqueceu de recapear três ruas. Estranho, não? O sr. não faz vistoria do serviço contratado?" Um terceiro indagou: "Bosque dos Arapongas, nada?" E, por fim, outro serrano reclamou: "Bairro das Tabaranas de Cima, a estrada tá um caos, prefeitura infelizmente não tá nem aí, pouco se importa com o bairro."

Fala, Serra Negra

O podcast Fala, Serra Negra, agora apresentado por Lauro Corrêa e Daniel Pellegrini, estreia seu novo formato com a participação do arquiteto Lucas Patrício, pré-candidato do PT à Câmara Municipal, que vai falar sobre os problemas dos jovens serranos e suas ideias para melhorar a cidade. O podcast é transmitido às terças-feiras, a partir das 18h30, pela página www.facebook.com/PODCIRCUITO e vai abrir espaço para que pré-candidatos exponham suas plataformas.




Comentários

  1. SOBRE SESSÃO DA CÂMARA DE 22/04/2024 - Parte I

    PRIVATIZAÇÃO DA SABESP
    Fica a impressão de que vereadores ainda não correram atrás sobre o que significa a privatização da sabesp para os munícipes serranos.
    O vereador Vaguinho na sessão da câmara do dia 22/04/2024 perguntou:
    "Agora com a privatização vai funcionar mais rápido" ?
    Oras, essa resposta e outras sobre a privatização é o que esperamos do vereador, do secretário do meio ambiente e do secretário de infraestrutura. E acho que já deveriam estar sendo fornecidas e debatidas com os munícipes.

    EROSÃO E ASSOREAMENTO
    O Vereador Roberto lembrou que o assoreamento é resultado do desrespeito a lei da terraplenagem.
    Ele está certo.
    O assoreamento é a deposição de sedimentos carregados pelas águas da chuva que tem origem na ausência de proteção superficial adequada dos solos.
    E olha que todos sabem que que os solos da cidade são fortemente suscetíveis a erosão.
    Faltou o vereador lembrar das ruas de terra que também sofrem erosões, principalmente as com declividades mais acentuadas. E olha de tem cada pirambeira por ai.
    Se prefeitura não cuidar de tratar melhor os solos superficiais, com proteção superficial e com drenagem adequada, em uma ou duas décadas, vamos estar discutindo a mesma coisa: Quando vão desassorear os lagos?

    QUAIS OS CRITÉRIOS DA PREFEITURA
    Quais sãos os critérios para a escolha das vias que são pavimentadas?
    Atualmente a prefeitura está pavimentando algumas ruas da cidade.
    Algumas destas ruas são curtas e sem saída e, portanto, apresentam tráfego local muito leve.
    Estas mesmas ruas também não apresentam declividade significativa, e portando, são menos suscetíveis a erosão.
    Nestas ruas, um pavimento primário executado conforme manual do IPT de 1988 já garantiria um pavimento seguro e confortável aos moradores, sem poeira, sem buracos e erosões.
    Sei que existem ruas de terra no município mais extensas e com tráfego mais pesado, inclusive com caminhões e ônibus. Essas ruas não foram contempladas com nenhuma melhoria.
    Sei também que existem muitas ruas com forte declividade e, portanto, muito suscetíveis a problemas de erosão. Também não foram pavimentadas.
    Portanto, parece que a escolha das ruas que recebem as melhorias não é técnica.
    Em 2.019 protocolei um requerimento na prefeitura questionei do quais são os critérios. Nunca tive uma resposta.
    Será que os vereadores tem essa resposta?
    Quais são os critérios para a escolha quais ruas serão pavimentadas?

    ResponderExcluir
  2. SOBRE SESSÃO DA CÂMARA DE 22/04/2024 - Parte II

    RESERVA DE ÁGUA E ANIMAIS
    O vereador Renato lembrou que o desassoreamento é importante também para garantir uma reserva maior de água.
    Ele está certo.
    Já sofremos em 2014/2015 com a falta de chuva que gerou uma grave crise de abastecimento no estado. Talvez já tenha sido uma consequência do aquecimento global, mas acredito que se deve também ao crescimento urbano sem planejamento.
    Com a atual crise climática global, fica difícil garantir que não tenhamos novos períodos secos mais extensos e, portando, alterações no balanço hídrico e eventuais novas crises de abastecimento.
    O vereador também falou da importância da água para os animais e, de novo, ele está certo.

    ROTATÓRIAS E TRAVESSIAS DE ANIMAIS
    Eu apenas acrescentaria:
    Se o vereador olhar o “Mapa Sistema Municipal de Áreas Verdes Urbana” (anexo II do plano diretor), verá que a SP-360 Rodovia Eng. Constâncio Cintra SP-corta importantes áreas verdes municipais.
    De um lado da SP-360, temos o chamado Parque Linear Ribeirão da Prata e, de outro, sua continuação e também o Parque Represa.
    Quantas coisas importantes não foram debatidas na revisão do plano, não é verdade?
    Será que além das desejadas rotatórias não se deveria estudar e instalar uma travessia de animais neste parque linear citado no plano?
    E como estas áreas verdes municipais indicadas no plano diretor estão sendo tratadas?

    VEREADOR 24 HORAS
    O vereador Leonel afirma que é vereador 24 horas e que dorme ao lado do seu celular sempre ligado.
    Eu procurei no site da câmara e não tem nem e-mail e nem telefone dos vereadores. Não achei nem a relação com o nome dos vereadores.
    Não seria interessante todos os munícipes ter o celular e o e-mail dos vereadores?
    Não seria interessante também o site da câmara apresentar além dos relatórios mensais de comparecimento nas sessões, relatórios anuais. Poderíamos criar o prêmio vereador mais presente e vereador mais ausente.

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com a privatização da sabesp

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.