//SAÚDE// Terceirização de serviços odontológicos avança na rede pública de Serra Negra



A terceirização dos serviços especializados na área da saúde bucal no município avançou em 2023. As clínicas particulares da região ofereceram 1.1041 consultas aos pacientes serranos em quatro especialidades: endodontia, prótese dentária, cirurgia buco maxilo facial e periodontia.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas, o Conisca, que até o ano passado era responsável pela maior parte das consultas especializadas, ofereceu apenas 519 atendimentos aos moradores da cidade. Esse é um dos dados do Balanço Anual da Saúde em 2023, que será apresentado nesta terça-feira, 12 de março, na audiência pública online, no site da prefeitura, às 13h30.

Nos postos de saúde foram oferecidos 20.704 atendimentos, a maioria deles consultas e procedimentos simples. Foram mantidos no Conisca atendimentos mais complexos, como cirurgia buco maxilo facial (226), odontopediatria (8), além dos pacientes especiais (59).

A prefeitura terceirizou principalmente os atendimentos de endodontia e prótese dentária. As clínicas particulares realizaram 487 atendimentos em endodontia e 457 em prótese dentária. O Conisca ofereceu somente 35 próteses dentárias e 120 serviços de endodontia. 

A justificativa do secretário municipal da Saúde, Ricardo MInosso, para a terceirização dos serviços médicos e odontológicos é a redução de custos. O Conisca demitiu os funcionários concursados e contratou clínicas particulares.

A prefeitura não divulgou dados sobre as vantagens custo/benefício da terceirização dos serviços na área da saúde bucal nem sobre o impacto qualitativo da mudança no atendimento aos pacientes. O Balanço Anual da Saúde de 2023 apresenta apenas dados quantitativos relativos ao ano passado.



 

Comentários