//CARLOS MOTTA// Vacinas, covid, Carnaval e a falta de transparência



Uma publicação da Prefeitura de Serra Negra nas redes sociais alertando que o vírus da covid-19 ainda está em circulação, pedindo para que "todo cidadão" ficasse "atento", colaborasse com o "Poder Público" e seguisse as "medidas de prevenção" durante o Carnaval oficial, desencadeou uma série de reclamações sobre a falta da segunda dose da vacina bivalente na cidade, aplicada em grupos de risco e maiores de 60 anos.

A prefeitura preferiu responder a essas queixas discretamente em seu site na internet. Afinal, as redes sociais oficiais estão reservadas aos vídeos e fotos de autoelogios ao "Carnaval Família" deste ano. 

De todo modo, informou que as vacinas ficarão à disposição da população dia 16 de fevereiro, sexta-feira, no posto de saúde Dr. Firmino Cavenaghi (leia a íntegra da nota abaixo).

Houve quem estranhasse o alerta da prefeitura sobre o risco de os serranos contraírem a doença depois de meses sem que nenhuma notícia relativa à circulação do vírus da covid-19 saísse dos gabinetes oficiais. Parecia que a doença estava erradicada na cidade.

Mas a explicação para o alerta, talvez, seja bem simples: é que o prefeito, sua esposa e servidores públicos próximos a eles se infectaram e tiveram de passar o "Carnaval Família" em família, isolados em suas residências. 

De minha parte, desejo ao prefeito, sua esposa e demais servidores públicos que se contaminaram com o perigoso e sorrateiro vírus da covid-19, uma total recuperação, para que retornem o mais brevemente possível às suas atividades.

E, em pleno exercício delas, que as exerçam de forma mais transparente, permitindo que a população seja plenamente informada sobre tudo o que é importante para a vida comunitária.

A seguir, a íntegra da publicação da prefeitura sobre as vacinas:

Com referência a uma reclamação de falta de vacina bivalente contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Serra Negra vem a público informar que, de acordo com o documento técnico (Estratégia de vacinação contra a covid-19 – 2024) os municípios passam a solicitar as vacinas covid-19 mensalmente aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), sendo assim, a logística e o cronograma de entrega é realizado pelo próprio GVE.

Ressaltamos que a logística de entrega da vacina da COVID (bivalente) deste mês, houve um contratempo no Centro de Distribuição e Logística (CDL) para o GVE, assim atrasando o repasse para Serra Negra.

Neste momento, a regularização das doses Bivalente está prevista para 16/02/2024 na sala de vacina (ESF Dr. Firmino H. Cavenaghi).

É importante destacar que a vacina da covid (Pfizer Baby) para as crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias está disponível para aquelas que necessitam completar o esquema vacinal de acordo com o calendário nacional de vacinação infantil.

Para as crianças de 5 anos até 11 anos,11 meses e 29 dias também se encontra com disponibilidade para a vacinação para completar o esquema vacinal.

Vale lembrar que a vacina contra a covid tem como sua principal ação auxiliar na redução das complicações da doença e o melhor meio de prevenção da transmissão é a higienização das mãos e/ou utilização de álcool em gel, bem como o distanciamento de pessoas com sinais e sintomas de doença respiratória, além do uso da máscara.

Obs: Com a alta procura da vacina da covid, houve o esgotamento em 31/01/2024 (quarta feira), no primeiro momento a data da regularização do estoque era em 07/02/2024 (quarta feira), reagendado para 16/02/2024.

-------------------------------

Carlos Motta é jornalista profissional diplomado (ex-Estadão, Jornal da Tarde e Valor Econômico) e editor do Viva! Serra Negra.



Comentários