//NOTAS SERRANAS// E o caminhão de lixo reciclável, que ninguém viu, por onde andará?

  



Material reciclável

A prefeitura divulgou em suas redes sociais a propaganda de um caminhão que faz coleta de lixo reciclável nos bairros, às quartas-feiras. Os moradores nunca viram nem ouviram falar do serviço. Isso é o que revela a reação dos internautas à publicação no Instagram e no Facebook. Nenhum dos serranos que se manifestou tinha conhecimento do serviço e na maioria dos comentários a população solicitava informações essenciais não fornecidas na publicidade da prefeitura, como, por exemplo, horário e itinerário do caminhão.



Descaso com a informação

A reportagem do Viva! Serra Negra enviou questionário com as perguntas dos moradores, entre outras, para a assessoria de imprensa da prefeitura e também ao Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) com o qual a Prefeitura de Serra Negra, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano, teria uma parceria nesse serviço. Mais uma vez a assessoria de imprensa da prefeitura não respondeu à reportagem. A Cisbra informou que a pessoa responsável por fornecer as informações estava em viagem e se comprometeu a enviar as respostas na segunda-feira, 29 de janeiro.

Marketing e publicidade

A primeira-dama, Deborah Chedid, respondeu a alguns comentários de moradores na propaganda sobre o caminhão de coleta de material reciclável no Instagram, mas não forneceu as informações solicitadas. “Exatamente o que está sendo feito nessa postagem...divulgação”, afirmou, recomendando aos moradores separar o material reciclável para juntos “fazer uma cidade melhor, um país e um mundo melhor”. Deborah não respondeu às perguntas sobre itinerário, horário, orientações para a coleta, entre outros questionamentos. Num outro comentário em que o morador se queixa do abandono do bairro dos Macaquinhos pela prefeitura e diz e que “é até triste ver que não cuidam do nosso pedaço”, Deborah respondeu que a prefeitura não esquece de nenhum lugar, mas não informou quando o caminhão deveria passar naquele bairro e recomendou ao morador que fizesse a reclamação do que lhe desagrada pessoalmente na prefeitura ou por meio de protocolo no telefone 3892-9700.

Ninguém sabe, ninguém viu

Além de informar que desconhece o serviço e que o caminhão nunca passou pelo bairro onde moram, os moradores que se manifestaram no Facebook e no Instagram, principais canais usados pela atual administração para ações de marketing e propaganda, fizeram questionamentos diversos. A maioria deles pedia informações com o objetivo de fazer o descarte do material reciclado da forma correta e para poder depositar o saco de lixo com a coleta na porta de casa no horário previsto para o caminhão passar.  

O que disseram os moradores

“Bom dia, tem em algum lugar o itinerário com horários para cada bairro, pois eu não observei passando aqui no Suiza Parck. poderia ser divulgado este serviço com faixas panfletos através da Internet, pois é um serviço muito importante para a população”, diz uma moradora. “Olha isso é muito interessante, porém eu já deixei várias vezes o material reciclável em caixas até mesmo para melhor visualização, mas não levam!!! Esse tipo de serviço tem que ser mais divulgado”, diz outra moradora. “Nunca vi, divulguem melhor! Em todos os bairros da cidade?”, questiona um morador. “Nunca vi passar no meu bairro. Isso está mesmo acontecendo?”, dúvida um morador. “Na Rua Leonel Fávero nem o caminhão de coleta normal vai passar daqui a pouco”, lamenta uma moradora. Os comentários confirmam que o serviço de coleta de lixo, reciclável ou não, é uma das principais queixas dos moradores da cidade.

Mirante do Alto da Serra

A prefeitura informou em sua página oficial na internet que a tomada de preço para a contratação de uma empresa especializada para a construção do mirante em Serra Negra fracassou. A informação é que a Cem Dez Construções, única empresa que se interessou em executar a obra, não atendeu à qualificação técnica solicitada. O Viva! Serra Negra apurou que a prefeitura deverá fazer uma nova tomada de preço só em março ou abril.

Pronto-Socorro

Problemas no telhado do prédio do Hospital Santa Rosa de Lima atrasaram a reforma da recepção do Pronto-Socorro, a última etapa das obras no local. O trabalho só poderá ser iniciado depois que a recepção for transferida temporariamente para outro local em que está sendo realizada uma impermeabilização do telhado. A reforma do Pronto-Socorro, que se arrasta há quase um ano, já deveria ter sido concluída. O atraso e o não cumprimento do prazo previsto inicialmente no contrato firmado entre a empreiteira e a prefeitura são decorrentes em especial da demora da execução da primeira etapa.

Tempo é dinheiro

A demora na conclusão da reforma do Pronto-Socorro pode explicar o aumento no custo do investimento. A prefeitura informou em novembro do ano passado em sua página oficial na internet que o projeto previa investimentos de R$ 260.324,87. Na semana passada, o prefeito Elmir Chedid publicou propaganda da reforma em sua página do Facebook em que informa que o investimento total será de R$ 355.298,87. Disse ainda que 73% das obras já haviam sido executadas.

Obras aceleradas

Além de concluir em breve a reforma do Pronto-Socorro, a estratégia da administração municipal é manter o ritmo acelerado das empreiteiras para inaugurar pelo menos duas obras por mês no primeiro semestre deste ano eleitoral. A revitalização da Represa Dib João Dib, a Santa Lídia, não foi concluída porque mais uma vez a empresa contratada alega não ter recursos para dar andamento à obra. Nas suas redes sociais, o prefeito Elmir Chedid faz publicidade de obras que devem estar no calendário das inaugurações nos próximos meses. Uma delas é a construção da EMEB Professora Doraci Ramalho Silingardi, nas Três Barras, que de acordo com as postagens publicitárias do prefeito, estaria 90% pronta. A outra é a obra do Novo Complexo de Saúde, também frequentemente tema das publicidades do prefeito.

Samba em Amparo

Principais atrações do Carnaval de Amparo: dia 9 de fevereiro, sexta-feira, Mega Banda Show; dia 10, Sambô; dia 11, Swingueira Brasil; dia 12, Originais do Samba; dia 13, Demônios da Garoa. Todos às 20h30 na Praça Pádua Salles. Além disso, haverá, todos os dias, desfiles de blocos pelo centro da cidade.

Stones em Serra Negra

Em Serra Negra, a prefeitura anuncia, nas redes sociais oficiais, show dos Rolling Stones na Praça João Zelante no sábado, 27 de janeiro. Será que Jagger, Richards e Wood foram avisados?


Enredo serrano

Sugestão de enredo para uma hipotética escola de samba apresentar num hipotético desfile no Carnaval da cidade: "O luxo e o esplendor da Fontana di Trevi avistados do mirante do Alto da Serra."

Volta à casa

Pergunta: no "Carnaval Família" organizado pela Prefeitura de Serra Negra as famílias poderão voltar aos seus lares depois da festa usando o transporte público ou os ônibus circularão nos horários normais?




Comentários

  1. Mick Jagger no Brasil Uhuuuuu. Olha, nem esse caminhão de recolhimento de recicláveis é mem o q recolhe entulho ei nunca vi. Sem falar q nao posso comentar no Instagram da prefeitura pq eles me bloquearam .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.