//FERNANDO PESCIOTTA// Superando a desaceleração



Após três meses seguidos de queda, o IBC-Br, indicador de atividade do Banco Central visto por economistas como uma prévia do PIB, ficou praticamente estável em novembro, com alta de 0,01% na comparação com o mês anterior e de 2,19% ante novembro de 2022.

O resultado é importante por algumas razões, mas a principal delas é reversão de tendência que induzia a algum desânimo e causava mau humor, além de dar munição aos adversários de sempre.

Assim como na política, onde a perspectiva de poder é que proporciona poder, na economia são as projeções que fazem as coisas acontecer.

O IBC-Br de novembro ficou acima do projetado por analistas, o que também mostra que o mau humor pode ter alguma influência política – parte deles esperava queda. O resultado se junta a pesquisas setoriais mostrando que a economia ganha tração.

Para o setor industrial especificamente, o governo vai adotar um plano para os próximos anos, colocando o poder público como indutor do desenvolvimento, com linhas de crédito, subsídios e exigência de conteúdo local. 

-----------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


Comentários