//CIDADE// Consórcio de lixo garante que caminhão de coleta de recicláveis existe

Caminhão de lixo reciclável do Cisbra: sem identificação visual 


A superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra), Sandra Cristina Dimis Santos, garantiu que um caminhão percorre as ruas de 26 bairros do município de Serra Negra todas as quartas-feiras, para recolher material reciclável separado e depositado nas portas das casas dos moradores da cidade. A prefeitura iniciou uma parceria com o consórcio em 2023 e pagou ao longo do ano passado R$ 231 mil, cerca de R$ 19 mil mensais, pelo serviço do caminhão.

Sandra informou que o caminhão percorre mais de 20 bairros em um único dia. O veículo inicia o trajeto às 6h30 da manhã na Avenida Juca Preto, em frente ao contêiner de reciclagem, e percorre os seguintes bairros: Alto Palmeiras, Bairro das Posses, Bairro Francos, Bairro Palmeiras, Campo do Sete, Centro, Belvedere do Lago, Vertentes, Da Serra, Das Posses, Das Três Barras, Dos Leais, Estância Suíça, Jardim Gustavo, Jardim Iara, Jardim Parque Palmeiras, Jardim Sol Nascente, Jardim Yara, Macacos, Nova Serra Negra, Parque da Cachoeiras, Residencial Colina Ypês, Suiza Residence Park, Vila Dirce.

A prefeitura divulgou na semana passada uma propaganda sobre o caminhão em suas redes sociais sem as informações essenciais sobre esse serviço, como itinerário e horário em que passa por cada um dos bairros, o que provocou comentários de moradores que disseram nunca ter visto o caminhão nem ter usado esse serviço para descartar material reciclável.

Uma moradora citou seu bairro, o Suiza Residence Park, que consta na lista dos locais percorridos pelo veículo apresentada pela superintendente. “Bom dia, tem em algum lugar o itinerário com horários para cada bairro, pois eu não observei passando aqui no Suiza Park. poderia ser divulgado este serviço com faixas panfletos através da Internet, pois é um serviço muito importante para a população”, afirmou. 

Desconhecido

Na reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada segunda-feira, 29 de janeiro, uma conselheira solicitou informações sobre reciclagem e ressaltou a importância de um serviço dessa natureza na cidade, demonstrando também desconhecer o serviço do Cisbra.  O Viva! Serra Negra solicitou informações nas redes sociais da prefeitura e à assessoria de imprensa da prefeitura que não respondeu à reportagem. 

O prefeito Elmir Chedid, Sandra explicou, teria aderido ao consórcio por falta de adesão dos moradores ao uso do contêiner disponível na Juca Preto para o depósito de material reciclável. "Ele tem coletado bastante material, mas por ser distante, o prefeito Elmir aderiu ao serviço do Cisbra", explicou. 

Sandra disse que no início do ano passado, logo que foi lançado o serviço, o Cisbra realizou ampla divulgação e panfletagem com informações até do itinerário do veículo e sobre orientações para o descarte correto de material reciclável.  

“Logo no início foi divulgado pela empresa, com distribuição de panfletos e carro de som informando nos bairros”, disse. Sandra informou também que o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Wanderlei Lona, divulgou o serviço nas redes sociais e que muitos moradores vêm aderindo à iniciativa. 

Sandra avalia ainda que os moradores não reconheceram o caminhão da propaganda porque a lona do caminhão está sendo substituída por uma nova. O caminhão utilizado não tem adesivo com o nome do consórcio e do programa de coleta seletiva de material reciclável. 

Cooperativa

Ela admitiu, no entanto, que o consórcio pretende melhorar a comunicação e a divulgação. É preciso explicar, por exemplo, que os moradores dos primeiros bairros percorridos devem colocar os sacos com o material reciclável na porta de casa um dia antes, uma vez que o caminhão deverá passar entre 6h30 e 7 horas da manhã. 

Ao longo do ano passado, Sandra calcula que foram coletadas 21 toneladas de recicláveis, encaminhadas à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis Eco Amparo.

A superintendente disse que há planos do consórcio de criação de uma cooperativa em Serra Negra, mas não há previsão de quando isso deverá ocorrer. “Estamos em tratativas”, afirmou. 

Quando questionada sobre os valores repassados pela prefeitura ao consórcio, Sandra não quis responder a mais perguntas da reportagem e orientou que os dados fossem extraídos dos portais de transparência da prefeitura e do consórcio. “Acho agora que precisa haver uma formalização”, justificou convidando a repórter para uma entrevista pessoalmente. Sandra disse que na quarta-feira, 31 de janeiro, enviará à reportagem fotos do caminhão em circulação e o itinerário do veículo. 



Comentários

  1. Jamais tenho visto o caminhão mencionado nem meus vizinhos..eu reciclo e ponho numa caixa separando o que é para reciclagem e o que é lixo.
    Fico muito sorprendida com dito veículo.
    Esmeralda T. Villarroel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.