//TURISMO// Prefeitura tem projetos para asfaltar estrada da Ramalhada e reformar Paço Municipal



O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou a reunião mensal de novembro às pressas na noite do dia 1º de novembro, a pedido da prefeitura, para aprovar mais duas sugestões de projetos de investimento em infraestrutura turística, candidatos a receber o montante de R$ 3,045 milhões do governo do Estado de São Paulo.

O encontro dos conselheiros foi realizado online sem aviso prévio à população. A reportagem do Viva! Serra Negra solicitou o link para participar da reunião à presidenta do Comtur, Sirlene Terenciani, mas não obteve resposta.  As principais funções dos conselhos municipais são propor diretrizes das políticas públicas e fiscalizar, controlar e deliberar as ações públicas definidas.

Os conselheiros aprovaram duas sugestões apresentadas pelo secretário municipal de Obras, Danilo Garcia. Uma delas é a pavimentação e melhorias da Estrada Municipal Basilio Siloto, pertencente à Rota Turística da Ramalhada. A outra é a reforma e adequação do Palácio das Águas Prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi (foto) para receber o Complexo Turístico e Cultural de Serra Negra, que passaria a contar com sala para exposições, reuniões, museu e biblioteca, entre outros.

Na reunião mensal do mês de outubro já haviam sido aprovadas as seguintes sugestões de projetos: a construção de um mirante no Alto da Serra ou no Morro do Cristo Redentor; uma praça turística nas Três Barras, onde teria se dado a fundação do município, e a pavimentação de acessos às atrações turísticas, entre as quais o trecho da estrada que leva ao Alto da Serra.

O secretário não apresentou detalhes sobre nenhum dos projetos. Garcia apenas garantiu que as sugestões apresentadas estão enquadradas nos critérios exigidos pelo Conselho de Orientação e Controle do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), órgão ligado à Secretaria de Turismo e Viagens.

Os projetos de infraestrutura turística serão encaminhados para apreciação do Dadetur,  que deverá escolher apenas uma entre as cinco sugestões apresentadas pela prefeitura para receber R$ 3,045 milhões em 2024, ano de eleições municipais.

Além da presidenta do Comtur e mais dois representantes da iniciativa privada, entre os quais o presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola (Acia) de Serra Negra, Tiago Jardim, participaram da reunião os secretários municipais Carlos Tavares (Turismo e Desenvolvimento Econômico), Danilo Garcia (Obras), Danilo Mainente (Esportes),  Rodrigo Minosso (Saúde)  e representantes da Secretaria Municipal de Educação, que garantiram a aprovação unânime das sugestões apresentadas pela prefeitura.

A reportagem do Viva! Serra Negra solicitou informações sobre os projetos ao chefe de Gabinete Rodrigo Demattê, ao diretor de Turismo, Juliano Belini, e à presidenta do Comtur, mas não obteve resposta. 



Comentários