//EDUCAÇÃO// Transporte, emprego... As dificuldades para se cursar um pré-vestibular

Vinicius: alunos de Monte Alegre do Sul deixaram de vir à aula
 por falta de ônibus direto para Serra Negra


No primeiro dia de aula do curso pré-vestibular preparatório da Rede Emancipa em Serra Negra já era possível constatar a dificuldade e os desafios dos estudantes de menor renda para ingressar em uma universidade.

Alguns alunos deixaram de comparecer à aula inaugural, no sábado, 29 de julho, na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, por falta de transportes públicos ou porque trabalham aos sábados.

Alunos moradores da cidade vizinha de Monte Alegre do Sul, por exemplo, inscritos no curso e que dependem de transporte público, não contam com linhas de ônibus intermunicipais para fazer o trajeto entre os dois municípios. Pelo menos dois estudantes deixaram de comparecer por falta de transporte público.

Outros dois alunos inscritos não vão poder frequentar o curso porque trabalham aos sábados e fins de semanas. Algumas cidades, como Serra Negra e Monte Alegre do Sul, abrangidas pela Rede Emancipa de Amparo, são turísticas e os trabalhadores não param nos fins de semana.

O coordenador da Rede Emancipa Amparo, Vinícius Kassouf, explicou que muitos estudantes, em especial os da rede estadual de ensino, precisam trabalhar para ajudar no orçamento da família e não sobra tempo para os estudos nem aos fins de semana.

“Já constatamos no primeiro dia ausências decorrentes da falta de itinerário de ônibus entre Monte Alegre do Sul e Serra Negra e por razões financeiras de alunos que precisam trabalhar e não têm tempo aos sábados para estudar”, lamentou Kassouf.

Transformar essa realidade da maior parte dos estudantes brasileiros é também um dos objetivos da Rede Emancipa, que além de preparar os alunos para o vestibular das universidades públicas e privadas, tem como objetivo lutar pela democratização do ensino gratuito e com qualidade.

“O Emancipa existe para deixar de existir”, afirmou. “Uma das bandeiras da Rede é o fim do vestibular, processo eletivo que não deveria existir porque a universidade tem de ser acessível a todos os estudantes”, concluiu.  

A expectativa do coordenador é atrair mais estudantes das periferias e das zonas rurais de Serra Negra. Para isso, admite, vai ter de enfrentar um primeiro desafio que é a criação de novos itinerários de ônibus para os estudantes. 

No vídeo abaixo, o professor Vinicius Kassouf explica o funcionamento da Rede Emancipa.





Comentários