//CIDADE// Ciclistas sofrem com infraestrutura insuficiente e desrespeito de motoristas



A infraestrutura cicloviária do município é insuficiente para atender as necessidades dos ciclistas para 66,67% dos serranos ouvidos numa pesquisa realizada pela Líder Engenharia & Gestão de Cidades, contratada pela prefeitura para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana de Serra Negra.

O documento avalia que embora a rede cicloviária de Serra Negra seja conectada, é composta de forma majoritária por ciclorrotas, que não garantem a separação física do tráfego de veículos. Essa configuração, concluem os técnicos, pode ser arriscada, pois não proporciona segurança adequada.

Para 37,5% dos entrevistados, o respeito dos motoristas para os ciclistas é péssimo e para 87,5% falta em Serra Negra incentivo para apoio aos ciclistas. 

O Plano de Mobilidade Urbana apresentado pela empresa Líder, no entanto, não inclui um plano alternativo de ciclovias para o município. Propõe apenas um estudo para implementação de ciclofaixas priorizando as vias onde já há ciclorrotas, além de maior fiscalização e punição de acordo com os artigos 192 e 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que tratam da distância de segurança e ultrapassagem de ciclistas.

Embora esses artigos considerem infração grave deixar de respeitar distâncias laterais e frontais seguras do ciclista e, ao ultrapassá-lo, a distância mínima de um metro e meio, eles são praticamente ignorados em Serra Negra pelos motoristas e pelas autoridades policiais responsáveis por fiscalizar e punir os infratores.    

Serra Negra possui um trecho de ciclofaixa bidirecional, na Avenida Juca Preto com extensão de aproximadamente 1 quilômetro e trechos de ciclorrotas nos dois sentidos da Avenida Juca Preto e Avenida João Gerosa, totalizando de cerca de 3,18 quilômetros As demais ciclorrotas são Rua Saldanha Marinho, Rodovia Engenheiro Geraldo Mantovani, Avenida Governador Laudo Natel, Rua dos Italianos, Rua Coronel Pedro Penteado, Avenida 23 de Setembro, Rua José Bonifácio e Rua dos Expedicionário.

Comentários