//CARLOS MOTTA// Quem disse que as queimadas são só na zona rural?

 

O incêndio começou por volta das 10h30 e durou cerca de três horas

Clima seco, tempo de queimada. Em Serra Negra elas são uma constante, principalmente na área rural. Mas nem sempre lá. Na manhã desta segunda-feira, 14 de agosto, o fogo fez um grande estrago num bambuzal na rua Antonio Amadeu, bem perto da Fonte Sant'Ana do Sonho Verde. 

O incêndio começou por volta das 10h30 e só foi controlado cerca de três horas depois. Um caminhão do Corpo de Bombeiros teve de fazer duas viagens para se reabastecer de água. Um caminhão pipa da prefeitura ajudou no rescaldo. 

Os bombeiros temiam que o fogo se alastrasse para os fundos do bambuzal e também que a rede elétrica fosse atingida. O vereador Roberto de Almeida, morador de um prédio quase ao lado do terreno incendiado, contou que havia alertado o prefeito Elmir Chedid, na reabertura da Fonte Sant'Ana, que foi reformada, sobre os riscos oferecidos pelo bambuzal. "Ele prometeu que tomaria providências", disse. O terreno é da prefeitura.

Roberto chegou a telefonar para a Guarda Civil Municipal, pedindo que fosse ao local para controlar o trânsito de veículos. Na primeira ligação, foi informado que não havia viaturas disponíveis para isso. Na segunda, falou com o comandante da GCM que disse que parte do efetivo estava fora da cidade, em treinamento. Nenhum veículo da GCM apareceu no local.

O fogo se extinguiu no começo da tarde. A vegetação queimou quase inteiramente. O cheiro da fumaça permaneceu no ar. A sujeira se espalhou pelas ruas. Não fosse o trabalho dos bombeiros as consequências do incêndio teriam sido bem piores.



-------------------------------------------------------

Carlos Motta é jornalista profissional diplomado (ex-Estadão, Jornal da Tarde e Valor Econômico) e editor do Viva! Serra Negra



Comentários