//SAÚDE// Tratamento odontológico no Conisca agora é terceirizado



A terceirização dos atendimentos odontológicos oferecidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas (Conisca) que pegou de surpresa a população da região segue uma estratégia de contratação de empresas para realizar os serviços de saúde já adotada nos últimos anos pelo Conisca em outros serviços de saúde.

A informação é do secretário-executivo do Conisca, João Henrique Pinto de Oliveira, em entrevista ao Viva! Serra Negra. “Esse modelo tem mostrado melhoria na oferta com maior número de prestadores, maior produtividade, não dependência de área física própria e possibilidade do serviço ser ofertado nos municípios do Consórcio”, informou.

Oliveira considera que a terceirização facilita o acesso da população aos serviços de saúde e o processo de contratação de empresas para outros serviços específicos na área da saúde pelo Conisca já estaria demonstrando bons resultados.

A terceirização já vem sendo adotada também pela área de odontologia há alguns meses pelo Conisca com bons resultados, na avaliação do secretário-executivo. Oliveira informou que o aumento da oferta de atendimentos nos últimos meses, procedimentos que estavam há anos na fila de espera já foram realizados.

A forma de agendamento dos serviços odontológicos é o mesmo adotado para os serviços médico e fonoaudiológico, entre outros. Ao contrário do que teria informado o secretário de Saúde de Serra Negra ao vereador Roberto de Almeida, o secretário-executivo afirmou que alguns atendimentos ainda continuarão sendo realizados no Conisca. 

Oliveira explicou que o Conisca agenda para os municípios os serviços terceirizados que podem ser realizados nas clínicas ou em sua própria sede. O sistema é realizado por credenciamento. “É publicado um edital com especificações, regras e valores. Tudo padronizado”, salientou.   

Oliveira explicou que a mudança no sistema de atendimento para a forma de terceirização tem como objetivo aumentar a oferta de serviços e melhorar a qualidade. A terceirização, o secretário-executivo ressalta, permite oferecer mais opções de prestadores, facilitar o acesso do paciente quando o serviço pode ser prestado mais próximo da cidade e reduzir gastos, inclusive com a dispensa de transporte em diversas situações.

A mudança para a terceirização será de forma progressiva sem que ocorra a descontinuidade da prestação do serviço, garantiu Oliveira. “As agendas estão sendo organizadas para que todos os pacientes tenham o tratamento completado de forma mais rápida, evitando retornos mensais, bimensais”, informou. A meta é que os retornos dos pacientes sejam semanais ou no máximo, quinzenais.

“Dessa forma o tratamento é encerrado mais rapidamente”, avaliou. Os pacientes novos, no entanto, terão neste momento uma espera levemente maior, mas, segundo o secretário, terão o tratamento encerrado em menor prazo. “Depois esperamos zerar as filas”, concluiu.

A mudança gerou uma reação negativa da população nas redes sociais. O receio da população é de que a terceirização seja um indicativo de que o Conisca venha a  encerrar suas atividades. “A surpresa à população não foi devido à mudança. É decorrência das informações falsas divulgadas dizendo da descontinuidade do serviço”, afirmou Oliveira.

O vereador Roberto de Almeida publicou um vídeo em suas redes sociais dizendo que teria recebido informações do próprio secretário de Saúde de Serra Negra, Ricardo Minosso, de que o Centro Odontológico do Conisca (CEO) teria suas atividades encerradas. Ele disse que funcionários da área odontológica confirmaram a desativação do CEO. Roberto e as vereadoras Anna Beatriz Scachetti e Viviani Carraro enviaram ao Conisca um ofício solicitando informações sobre o assunto. 



Comentários