//NOTAS SERRANAS// Turismo, trânsito caótico, Plano Diretor e eleição municipal

               

Economia aquecida


Inflação em baixa, com novas previsões do mercado de desaceleração dos preços, estimativas mais otimistas de aumento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2023 e expectativa de queda no endividamento das famílias, com o programa Desenrola se refletem nas previsões mais positivas de economistas e de analistas do mercado financeiro em relação à economia. Falta o Banco Central começar a reduzir as taxas de juros para estimular as vendas no varejo, cujos indicadores são os únicos que continuam negativos devido aos juros que impedem a oferta de crédito. Mesmo assim, empresários serranos evitam atribuir os bons ventos à política econômica e ao ministro Fernando Haddad. “Atribuo até ao prefeito Elmir Chedid, mas nunca ao Lula”, disse um empresário ligado ao grupo político de Marco Bueno e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, à reportagem do Viva! Serra Negra.   

Trânsito caótico


Os congestionamentos e a falta de vagas para estacionar estariam tirando o sono do prefeito Elmir Chedid, que tem comemorado em suas redes sociais o movimento de turistas durante a temporada de inverno. Até agora, nenhuma medida efetiva foi tomada para amenizar o problema.

Mudanças de mão


O diretor de Turismo, Juliano Belini, havia informado que até o início de julho os ônibus de turistas seriam encaminhados para o Casco de Ouro depois de desembarcar os passageiros na Praça Sesquicentenário, o que não ocorreu. As informações mais recentes são a de que o prefeito pretende agora alterar algumas mãos de rua na tentativa de aumentar o número de vagas. Mas as férias estão acabando sem solução para o trânsito, que tem sido o principal alvo de reclamação da população.

Livro turístico


A produção de um livro sobre os atrativos de Serra Negra para divulgar a cidade em feiras e eventos turísticos é o principal projeto do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para o segundo semestre. O órgão pretende contratar uma empresa especializada para realizar o trabalho, com recursos da iniciativa privada e do setor público. Mas ainda não tem definido um projeto da publicação nem orçamento e prazo de lançamento do livro publicitário.

Quem paga a conta


Parte dos recursos para financiar o projeto deverá ser proveniente da arrecadação dos anúncios do site Visite Serra Negra, insuficiente, no entanto, para cobrir as despesas. A expectativa da presidenta do Comtur, Sirlene Terenciani, é obter mais recursos da prefeitura, que este ano deverá repassar ao Comtur R$ 51 mil para a participação em três feiras turísticas: AVIRRP em Ribeirão Preto em agosto; Festuris, em novembro em Gramado, e ABAV no Rio de Janeiro em setembro.

Empresa especializada


O Comtur deverá contratar uma empresa especializada para realizar a produção editorial do livro. Mas poderá receber apoio de agências de publicidade e profissionais de marketing de Serra Negra. A presidenta do Comtur não informou se pretende realizar licitação ou como fará a contratação dos profissionais envolvidos na edição.

Reunião esvaziada


Sirlene enfatizou a importância da participação dos empresários para tornar viável o projeto. Mas informou que algumas entidades empresariais têm se ausentado das reuniões mensais do Comtur e que enviará a seus presidentes um ofício para saber os motivos das ausências. Embora os nomes das entidades não tenham sido mencionados, na última reunião do Comtur realizada no dia 19 de julho, quarta-feira, faltaram até representantes dos meios de hospedagens, e de donos de bares, restaurantes e lanchonetes.

Lideranças empresariais


As reuniões do Comtur não têm contado sequer com representantes da Associação Hotéis Restaurantes e Similares de Serra Negra (Ashoressn), que reúne a rede hoteleira da cidade, nem da Associação Comércio Forte, constituída por comerciantes do setor gastronômico. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Serra Negra (Acia), Tiago Jardim, era o único representante do comércio presente à reunião, mas ainda como conselheiro suplente. A maior parte dos associados da Acia é de lojistas dos setores de calçados e vestuário.

Turismo rural


As principais presenças na última reunião do Comtur foram os representantes do turismo rural, a maioria deles integrantes de uma única família tradicional de cafeicultores do município, além de servidores municipais que ocupam cadeiras indicadas pelo prefeito Elmir Chedid. 

Substituições no Comtur


Apesar da presença dos ruralistas, a cafeicultora Silvia Fonte, presidenta da  Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap), deixou a cadeira de conselheira titular representante das associações rurais. Ela foi substituída por seu suplente, Eduardo Guidetti Magalagodi. A substituição seria por excesso de trabalho, que tem impedido a participação assídua de Silvia nas reuniões. Ela passa a se dedicar mais aos eventos estaduais de turismo rural.

Mais substituições


Luciana Ramos, conselheira titular, representante dos guias de turismo, também foi substituída A nomeação do substituto foi por indicação de outros conselheiros. O Comtur não realiza eleições para a escolha dos conselheiros. O regimento interno do órgão, segundo projeto de lei aprovado pelo Legislativo, prevê a indicação dos integrantes por seus pares mediante uma lista com cinco nomes. Luciana continuará acompanhando as atividades do Comtur

Sessão extraordinária


A Câmara Municipal deve realizar uma sessão extraordinária antes do fim do recesso, mas até o início da tarde da sexta-feira, 21 de julho, ainda não havia confirmação da data, inicialmente prevista para a segunda-feira, 17 de julho. A sessão extraordinária seria convocada para votação de liberação de mais R$ 70 mil da prefeitura para o Hospital Santa Rosa de Lima.

Plano Diretor


A primeira audiência pública realizada pela Câmara Municipal para a discussão sobre o projeto de lei do Executivo que prevê a renovação do Plano Diretor deverá ocorrer no dia 9 de agosto. A data ainda não foi oficialmente divulgada. A expectativa é que o Legislativo realize pelo menos três audiências públicas para debater o assunto com os munícipes antes da votação do projeto pelos vereadores.

PT e o prefeito


A Comissão Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) de Serra Negra se reuniu com o prefeito Elmir Chedid (União Brasil) na segunda-feira, 17 de julho. O encontro foi a pedido do chefe do Executivo serrano. Segundo nota publicada nas redes sociais do PT, na reunião, "além de se discutir o cenário político nacional e as perspectivas do governo do presidente Lula", o prefeito solicitou que os petistas ajudassem o município a ser bem sucedido no atendimento de diversas demandas levadas ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no encontro que manteve com prefeitos paulistas, em 25 de fevereiro deste ano, na cidade de Jundiaí.

Dossiê com pedidos


Ainda segundo o comunicado do PT, o prefeito, que estava acompanhado de seu chefe de Gabinete, Rodrigo Demattê, e do secretário-geral da Câmara Municipal, Demétrius Ítalo Franchi, entregou um dossiê com os pedidos feitos pela municipalidade ao ministro Alexandre Padilha.  Os integrantes da Comissão Executiva do PT presentes na reunião - Pici Dallari Guirelli, Salete Silva, Rosana Senna e Carlos Motta - se comprometeram a ajudar o município a ter as suas demandas atendidas. 

Alianças eleitorais


O PT local também se reuniu, na semana passada, com o  advogado, sociólogo, ex-presidente da subseção da OAB em Serra Negra e suplente de vereador Leandro Tomazi. Segundo informou em nota, o encontro "faz parte do processo de análise e projeção de possibilidades eleitorais que o PT de Serra Negra vem desenvolvendo, visando o pleito do próximo ano". A nota informa ainda que "a intenção do PT de Serra Negra é criar, atendendo às deliberações das instâncias partidárias superiores, um amplo arco de alianças progressistas para a disputa das eleições de 2024".

Vereador Cidadão


Daniel Pellegrini, mediador do podcast Fala Serra Negra apresentou à Comissão Executiva do PT local o projeto Vereador Cidadão, que pretende promover a capacitação de candidatos à Câmara Municipal de Serra Negra na eleição de 2024, incluindo o suporte para uma campanha eleitoral digital com tecnologia de ponta. Segundo Pellegrini, a inciativa é uma ação sem relacionamento com qualquer partido político, com participantes voluntários. Serão selecionados sete pré-candidatos a vereador inscritos. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site https://vereadorcidadao.godaddysites.com e vão até 31 de outubro. 

Fake news


A onda de desinformação sobre os atendimentos médicos do Conisca não cessou, mesmo depois das explicações dadas publicamente pelo secretário-executivo do consórcio, João Henrique Pinto de Oliveira (leia aqui). Segundo ele, a principal fonte das notícias falsas são servidores descontentes com a mudança do sistema fixo de atendimento no Conisca para a terceirização - os dentistas contratados passarão a receber por atendimento e não terão salário fixo.





Comentários