//NOTAS SERRANAS// O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SUA CIDADE

            


Defesa da mulher

Há mais de 30 anos funcionando na sede da Delegacia de Polícia de Serra Negra, a DDM (Delegacia de Defesa da  Mulher) ganhou na semana passada uma placa de identificação. A informação foi dada pela vereadora Ana Barbara Regiani Magaldi na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira, 12 de junho. O titular da DDM é o delegado de polícia de Serra Negra, Rodrigo Cantadori. A vereadora atribuiu a conquista da placa de identificação ao trabalho realizado pela frente parlamentar das mulheres na Câmara, integrada também pelas vereadoras Ana Beatriz Scachetti e Viviani Carraro.

Hospital Santa Rosa

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Minosso, e integrantes do Conselho Municipal de Saúde se reúnem nesta sexta-feira, 16 de junho, com a direção do Hospital Santa Rosa de Lima para discutir um novo plano de trabalho da instituição. As mudanças já vinham sendo estudadas desde o fim do ano passado, mas foram adiadas em virtude das eleições para a diretoria da associação mantenedora da instituição. As negociações foram retomadas com a reeleição da chapa apoiada pela prefeitura e encabeçada pelo provedor Renato Cazzotto. Embora conte com a participação de integrantes do Conselho Municipal de Saúde,  a reunião será a portas fechadas.

Reestruturar e terceirizar

Além da ampliação e reforma da área do Hospital Santa Rosa de Lima destinada ao Pronto-Socorro, a proposta do novo plano de trabalho deve incluir a terceirização de boa parte dos serviços médicos oferecidos pela instituição. Manter pediatras e ortopedistas em plantões de 12 horas presenciais deve ser a prioridade do plano de trabalho. A tendência é terceirizar os demais serviços, incluindo a obstetrícia - boa parte das pacientes já está sendo encaminhada para a Santa Casa Anna Cintra, em Amparo. A parceria deve se estender a outros hospitais da região.

Noite de homenagens

Discussões e requerimentos sobre os principais problemas da cidade, como críticas ao atendimento no Hospital Santa Rosa de Lima, a falta de estacionamento e o trânsito caótico nos fins de semana e feriados, foram adiados pelos vereadores para a próxima segunda-feira, 19 de junho. A última sessão, realizada na segunda-feira, 12 de junho,  foi dedicada exclusivamente às moções de homenagens.

Enchentes no São Luiz

Os moradores do bairro São Luiz querem saber quais são as medidas que a prefeitura pretende adotar para evitar que as inundações de residências voltem a ocorrer nos períodos de chuvas. A resposta da prefeitura sobre este assunto à vereadora Anna Beatriz Scachetti foi pouco esclarecedora. O desassoreamento dos lagos fazem parte desse projeto, mas a própria Sabesp informou que não tem data para começar a desassorear os lagos Jovino, Seco e Querência. A única empresa que venceu licitação para realizar o trabalho foi desqualificada por não atender uma das exigências. A empresa se comprometeu a investir R$ 7,2 milhões no desassoreamento dos lagos.

Ausência inexplicada

O vereador César Augusto Borboni, o Ney, retorna às sessões da Câmara Municipal a partir de segunda-feira, 19 de junho, depois de 15 dias de afastamento por recomendação médica. A mesa diretora da Câmara não informou, nas duas últimas sessões, por que e por quanto tempo o vereador estava afastado.

Prestação de contas

As críticas à falta de empenho da prefeitura em estimular a participação popular nas discussões de políticas públicas e de discussões de interesse da população ainda não fizeram o menor efeito. Mais uma audiência para divulgar o balanço da área da saúde foi realizada online na página do Facebook da prefeitura em um formato enfadonho em que os internautas tinham dificuldade de compreender as informações ou interagir com o técnico da prefeitura que apresentou os dados. Uma moradora chegou a questionar se havia um link disponível para consultar a íntegra do documento, mas ficou sem resposta.

Descaso com o cidadão

Uma moradora que participou da consulta aos moradores sobre propostas para a Lei de Diretrizes Orçamentária de 2023 e de 2024 disse que não viu nenhuma de suas sugestões serem contempladas no documento aprovado pelos vereadores. Além de instalação de câmeras, sugeriu um sistema de SMS no celular para lembrar os pacientes das consultas e exames agendados como solução para reduzir as faltas que ficam acima de 20% do total de atendimentos realizados pela prefeitura. A moradora questiona a prefeitura sobre a segurança na cópia da Fontana di Trevi: "Existem câmeras na Fontana?", questionou em mensagem ao Viva! Serra Negra.  

Rádio abandonada

A única emissora de rádio educativa da região, a Cultura de Amparo, está sofrendo um processo de sucateamento, segundo vereadores da cidade vizinha. André de Oliveira (PP) teve aprovado um requerimento em que solicita informações à prefeitura sobre o estado do imóvel e equipamentos: "Verifiquei que o imóvel está em péssimas condições, com trincas nas paredes, o forro está caindo, um amontoado de aparelhos nas salas. O auditório está totalmente sem condições de ser usado e todo o ambiente tem um cheiro muito ruim, de mofo, além da presença de escorpiões", disse. 

Equipamentos velhos

André também informou que recebeu reclamações de funcionários de que os equipamentos da Cultura de Amparo estão velhos e que estão sendo proibidos de fazer a programação. "Isso me surpreendeu porque temos lá um programador musical concursado. Então quero respostas oficiais para buscar ajuda onde eu puder", disse. O presidente da Câmara Municipal, Edilson Camillo (PSD), afirmou que a situação da rádio "é deplorável". E a vereadora Sílvia Forato (PT) disse que  em 2021 fez um relatório, "juntamente com o Conselho de Cultura, e a rádio já estava nessa situação". Segundo ela, "vemos a exaltação de uma rádio privada na cidade e, em contraponto, uma rádio pública abandonada".

Campanha eleitoral

A Prefeitura de Serra Negra está mais ativa em sua página do Facebook. Tudo indica que está em plena campanha eleitoral. Convites à população para presenciar assinaturas de contratos de obras ganham inusitado destaque - como se os trabalhadores serranos tivessem tempo para ir a esses eventos - e trabalhos rotineiros de manutenção de vias públicas, idem. Muitas vezes os textos que acompanham as fotos revelam a pressa como foram feitos. Um exemplo: "Apenas no que diz respeito às cirurgias, a Prefeitura de Serra Negra, por meio da Secretaria de Saúde, viabilizou a realização de 250 procedimentos, apenas no que diz respeito aos primeiros quatro meses deste ano. Desde o final de 2021 foram realizadas mais de 1000 cirurgias no total!" 

Cor de rosa

A volúpia com que a prefeitura tem se utilizado das redes sociais para louvar sua administração contraria a legislação e a função constitucional da publicidade oficial, que é informar a população sobre o que realmente interessa a ela - não pode ser mais do que um serviço de utilidade pública. Observadores da política local apontam que talvez o grupo político que mantém o poder na cidade há décadas tenha percebido que a cidade estar lotada de turistas não significa que os serranos - e os eleitores - estejam felizes da vida com as condições em que se encontram áreas prioritárias, como saúde, educação, trabalho, mobilidade urbana e meio ambiente, entre outras. Por isso, comentam, a cada dia há mais propaganda para tentar convencer a população de que a cidade é o paraíso na Terra. 

Do jeito mais fácil

Pelo menos sete das "atrações" musicais do Festival de Inverno, que recebeu da prefeitura um pomposo nome em inglês - "Serra In Concert" - são empresariadas por um mesmo agente. Pelo jeito, os organizadores do festival não quiserem ter trabalho para escolher quem vai se apresentar ao público. Ou, tendo em vista o descaso com que a atual administração trata a área cultural, nem quisessem, ou soubessem, escolher quem contratar.

Sessão relâmpago

A Ordem do Dia da próxima sessão da Câmara Municipal, segunda-feira, 19 de junho, indica que os vereadores voltarão depressa para casa. O único projeto na pauta é o que aprova as contas de 2020 da prefeitura. Se quisessem, sobraria tempo para debater vários temas importantes para a cidade, mas como esse frio que está fazendo...
 




Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.