//FERNANDO PESCIOTTA// Mundo conectado, mas...



Ontem, ao entrar num ônibus, me surpreendi com uma cena rara: vi uma pessoa lendo um livro. A moça se diferenciava do universo de usuários do transporte público, onde 100% estão de olho no celular.

Não só no ônibus ou no metrô, mas também nos bares, restaurantes, salas de espera ou mesmo na praia ou no banco da praça. Está todo mundo com o celular ligado.

Dados da TIC Domicílios, pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), indicam que nada menos do que 142 milhões de brasileiros acessam a internet todos os dias. Outros sete milhões o fazem de tempos em tempos, totalizando 149 milhões de conectados.

Se você é usuário do transporte coletivo não se surpreenderá com esse número: 92 milhões de brasileiros acessam a internet todos os dias exclusivamente pelo celular.

No recorte por faixa de renda, os totalmente conectados são principalmente das classes A (93%) e B (91%). A classe C ainda tem acesso elevado, de 81%, ante 60% nas classes D e E.

A má notícia é para o comerciante, especialmente aquele de menor porte. Conforme o levantamento, 67 milhões de pessoas fazem compras on-line, dando nova dimensão ao comércio eletrônico.

Da população considerada ativa pelo CGI.br para o uso da internet, que são as pessoas com dez anos de idade ou mais, 19% estão desconectadas. Esse grupo é predominantemente de habitantes de áreas urbanas (29 milhões), com instrução até o ensino fundamental, pretos ou pardos (21 milhões), das classes D e E (19 milhões) e com 60 anos ou mais (18 milhões).

De qualquer forma, são 36 milhões de brasileiros que vivem à margem do mundo virtual, que precisam de atenção especialmente do poder público, exigindo meios tradicionais para atendê-los.

----------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


Comentários