//ARTES PLÁSTICAS// Thyrso traz a Serra Negra seus "fragmentos do cotidiano". E sua vontade de ensinar

Pintura de Antonio Thyrso, que vai expor seus trabalhos mais recentes em Serra Negra

O artista plástico Antonio Thyrso abre no dia 19 de maio, sexta-feira, às 20 horas, a exposição "Fragmentos do Cotidiano", na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari. Nos dias 20 e 21 ele permanece em Serra Negra para ministrar uma oficina de pintura no mesmo local.

A oficina, segundo Thyrso, é "mais um colóquio" no qual os participantes trocam ideias, de acordo com o interesse de cada um, sobre material, técnicas e o seu modo de expressão. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://shre.ink/kz0V. Cada um leva o material que quiser, diz Thyrso. As obras produzidas pelos participantes  da oficina serão posteriormente transformadas em uma exposição a ser montada na Casa da Cultura e Cidadania.

A mostra "Fragmentos do Cotidiano" é composta por trabalhos recentes do artista, que tem obras em vários museus e galerias do país e expõe desde o ano de 1962, quando obteve medalha de bronze no Salão de Artes do Paraná. 

Suas últimas exposições foram na sede do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) da cidade mineira de Tiradentes e na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, em Jundiaí.

Thyrso pode ser considerado um autêntico "cidadão brasileiro", pois morou em diversas cidades do país antes de se estabelecer em Brumadinho, Minas Gerais. Em Jundiaí, onde residiu na década de 1970, fundou e presidiu a associação dos artistas plásticos da cidade, atuante até hoje. Viveu também, entre outros locais, no Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. 

Thyrso: pintura do cotidiano 

Thyrso estudou arte como bolsista na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Foi aluno de renomados artistas plásticos brasileiros, como Eduardo Sued e Nelson Nóbrega, em desenho, Mário Gruber, em pintura, e Marcelo Grassmann e Darel Valença Lins, em gravura.

Além da produção artística, dividiu, nos últimos anos, seu tempo entre o ensino de história da arte e projetos relacionados a museus e patrimônio cultural. 

Não gosta de definir seu trabalho artístico: "Isso é muita pretensão. A inspiração é a mesma de quando uma pessoa escreve. O meio é diferente, em um é a imagem, o outro usa letras, palavras. E depois de pronto, o quadro, a poesia, o romance, o  filme, não te pertence, passa a ter muitos donos, pois terá em cada um uma interpretação boa ou má."

A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari fica na Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Serra Negra. A exposição ficará aberta ao público às segundas, quartas e sextas das 9 às 12 horas, e às terças, quintas e sábados, das 14h30 às 17 horas. 






Comentários