//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

                

Câmeras nas escolas

Os vereadores foram surpreendidos na sessão de segunda-feira, 17 de abril, por um ofício encaminhado na última hora pelo prefeito Elmir Chedid para informar que a Secretaria de Governo e a Guarda Civil Municipal estão realizando estudos para elaborar um edital de contratação de empresas de monitoramento e  instalação de  câmeras nas escolas da rede municipal e nas estradas, rodovias e saídas de Serra Negra, entre outros pontos. Além da instalação de câmeras, o ofício cita as medidas anunciadas na semana passada pela prefeitura após os boatos e fake news sobre ataques às escolas de todo o país.

Negociações nos bastidores

A apresentação súbita do ofício provocou uma interrupção da sessão da Câmara por cerca de dez minutos. O presidente da mesa diretora, Wagner Del Buono, o  Waguinho, pediu um tempo para conversar com o grupo de vereadores da oposição e com a vereadora Ana Barbara Regiani Magaldi, que haviam preparado mais de cinco requerimentos solicitando novas medidas de segurança nas escolas. 

Requerimentos mantidos

Os vereadores da oposição concordaram em retirar apenas um dos requerimentos. Embora boa parte das medidas contidas no ofício do prefeito contemplasse os questionamentos, os vereadores decidiram manter quase todos os requerimentos sob a justificativa de dar publicidade às medidas de segurança. Alguns vereadores, no entanto, avaliam que o ofício do prefeito apresentado na última hora foi não só uma resposta às propostas discutidas na semana anterior pelos vereadores para melhorar a segurança como também à previsível avalanche de questionamentos dos vereadores sobre o assunto na sessão desta semana. Os vereadores não foram convidados a participar da reunião do prefeito com diretoras de escolas e representantes da GCM e polícias Militar e Civil.

Vigia materna

Cenas comuns em Serra Negra no início do ano letivo, mães escondidas atrás de postes e árvores nas imediações das escolas, voltaram a se repetir depois dos boatos e fake news sobre ameaças e ataques a unidades de ensino. Em vez de observar os filhos, no entanto, as mães estão de olho no patrulhamento escolar pelos guardas e policiais da cidade. As mães querem saber se a prefeitura está mesmo cumprindo a promessa de aumentar o número de rondas policiais. A vereadora Viviani Carraro relatou o fato para dar uma noção aos seus colegas de Legislativo da preocupação dos pais em relação à segurança das escolas.

Pipokinha e mochila

O líder do prefeito da Câmara, Beraldo Cattini, relativizou um pouco a preocupação da vereadora e sugeriu que as mães saiam de trás dos postes e árvores para olhar a mochila dos filhos e se inteirar sobre quem é Pipokinha, que estaria fazendo a cabeça da criançada, sem que os pais saibam de quem se trata. O vereador relatou na sessão que muitos pais revelaram não saber quem é Pipokinha quando uma diretora pediu para que quem não sabia de quem se tratava levantasse a mão.

Sensualidade e agressividade

A catarinense Doroth Helena De Sousa Alves ficou famosa não só pelo nome artístico popular, mas por seus shows e performances quentes diante do público, que viralizam nas redes sociais. MC Pipokinha canta hits "proibidões", como dizem adeptos do estilo funk. A também "influencer" causou polêmica depois de postar um vídeo debochando do trabalho e dos salários dos professores. Embora o deboche tenha resultado no cancelamento de shows em diversas partes do país, Pipokinha segue firme e forte conquistando fãs, em especial crianças e adolescentes pela sensualidade e agressividade de suas apresentações, conforme revelou a diretora de escola em reunião com os pais.

A culpa é do CEP

O presidente da mesa diretora da Câmara Municipal, Wagner Del Buono, o  Waguinho, ficou contrariado com a insistência de vereadores que apresentaram um requerimento solicitando à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico explicações sobre as razões da exclusão de Serra Negra do Mapa Turístico do Ministério do Turismo. Waguinho disse que o titular da pasta, Carlos Tavares, informou que atrasou a inclusão dos dados sobre o turismo de Serra Negra no site devido à dificuldade de inserir o CEP do município no sistema. "O secretário não estava conseguindo cadastrar o CEP de Serra Negra, mas não quer dizer que Serra Negra não é uma estância turística do jeito que estão comentando. Acho que tem muita gente torcendo contra Serra Negra", reclamou. Na quinta-feira, a cidade finalmente começou a integrar o mapa.

Jornalismo e propaganda

O jornalista é apenas um mensageiro. Notícias são fatos, que podem ser bons para alguns e ruins para outros. Cabe ao jornalista a enorme responsabilidade de levar a notícia ao público. Quem quer que os jornalistas deem apenas boas notícias, deve procurar outro tipo de profissional - o publicitário.

Plano Diretor

O prefeito Elmir Chedid entregou à Câmara Municipal os projetos de lei do novo Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Os projetos têm recebido críticas de arquitetos, engenheiros e ativistas ambientais, que afirmam que passaram por poucas audiências públicas e que as sugestões apresentadas foram ignoradas. A expectativa é que o Legislativo faça mais audiências antes de colocar os projetos em votação para que a população possa ao menos debater os textos, de extrema importância para o futuro de Serra Negra.

A culpa não é dele

Em meio a uma avalanche de cobranças da prefeitura para aumentar a segurança nas escolas, mas também em relação à depredação do prédio em que funcionou o Grande Hotel Serra Negra, vereadores da base do prefeito Elmir Chedid saíram em defesa do chefe do grupo político. O mais eloquente deles, no entanto, foi o vereador Renato Giachetto. Os boatos de ataques às escolas e a depredação do prédio seriam, segundo o vereador, responsabilidade de pessoas nocivas à sociedade, não do prefeito. Giachetto disse que o prefeito tem se empenhado em tomar as medidas necessárias nos dois casos, embora o vereador tenha lembrado que não foi convidado, assim como os demais, para a reunião com os diretores de escola e representantes das guardas municipais. "Teve reuniões, muito embora eu não tenha sido convidado, em que foi tratada a questão das pessoas que querem invadir a escola e botar terror nos alunos. O poder público e os representantes estão tomando medidas", afirmou. O vereador César Augusto Borboni, o Ney, foi o único convidado a participar das reuniões. 



Prefeito, secretários, assessores e convidados
no novo banheiro: tranquilidade aos usuários


Banheiros chiquérrimos

Quinze fotos e um longo texto foram publicados na página da prefeitura do Facebook para informar os serranos sobre a reabertura dos sanitários públicos atrás do Paço Municipal. "As melhorias darão tranquilidade aos usuários cotidianos, bem como durante realização de eventos de porte, como a Festa das Nações...", diz trecho do informe publicitário oficial. O autoelogio aos banheiros termina com a frase "comércio, hotelaria, gastronomia e outros setores serão beneficiados com áreas e serviços públicos de qualidade". Antes, há uma informação igualmente relevante: os mictórios têm "sensor de presença". Fica a dúvida: será preciso dar descarga?  





Comentários