//MEIO AMBIENTE// Prefeitura não tem planos para revitalizar Parque Fonte São Luiz

O córrego do Parque Fonte São Luiz, seco: local está praticamente abandonado

O prefeito Elmir Chedid disse que não tem uma proposta para a preservação do Parque Fonte São Luiz e que pretende discutir esse assunto com os moradores e em especial com os ativistas ambientais e profissionais envolvidos com o meio ambiente no município.

A preservação e revitalização do local foram as principais reivindicações, depois da melhoria no atendimento à saúde, apresentadas ao prefeito e seu secretariado, que se reuniram com moradores do Bairro dos Francos na quinta-feira, 30 de março, em uma ação do programa Prefeitura na Área.

Muitos moradores incluíram a revitalização do local entre suas prioridades para o bairro. A principal explanação, no entanto, foi do  ativista ambiental e cultural Marcos Mielli, o Prancha, morador há cerca de 35 anos no Bairro dos Francos e participante da primeira filmagem de uma série que dará origem a um documentário sobre o meio ambiente no município.  

"Vi várias reformas no Parque São Luiz e nenhuma delas foi satisfatória em resolver o problema do bairro", relatou. Na última reforma, realizada na gestão de Sidney Ferraresso, foram investidos mais de R$ 300 mil e dois anos depois o local está completamente abandonado.

A ocupação desordenada no município, ele avalia, já traz sérios problemas de enchentes, que poderão se agravar se o Plano Diretor que será aprovado em breve pela Câmara Municipal autorizar a construção de mais loteamentos e condomínios sem que haja em contrapartida projetos ambientais para recuperar as nascentes do município, várias delas no São Luiz, garantir a drenagem pluvial e preservar as áreas de matas.

"Conversei com todos os prefeitos que passaram por Serra Negra, com o Sinésio [Beghini], com o Jesus [Chedid] e eu expliquei para eles a situação. Expliquei que há muitas nascentes, águas que nascem na pedra há milhões de anos", disse. Prancha lembrou que nenhum dos prefeitos em gestões anteriores escutou suas recomendações, nem mesmo Jesus Chedid, pai do atual prefeito, falecido no ano passado, que liderava o grupo político que administra a cidade há quase duas décadas .

Apesar de ter alertado Jesus Chedid sobre as fontes localizadas naquela área, a prefeitura construiu uma quadra esportiva bem em cima das nascentes de água. "Brinquei com ele que precisava de saco roxo para fazer e não foi feito", lamentou Prancha provocando uma reação instantânea do prefeito. "Você falar dele que está morto, eu não aceito. Você acha que ele não teve saco roxo para fazer o que ele fez em Serra Negra?", questionou Elmir Chedid.

Prancha admitiu que muita coisa foi feita em benefício da cidade, mas a preservação do Parque Fonte São Luiz não foi prioridade ao longo das últimas décadas. "O campo tem de sair de onde está, não pode construir mais obras lá, Serra Negra vive da água e do meio ambiente", disse. Na avaliação do ativista, Serra Negra é um mau exemplo de desenvolvimento urbano e econômico. "Se desenvolveu encaixotando o rio", observou, citando que prédios, bancos e lojas foram construídos sobre o rio.

Sua sugestão é que o parque seja ampliado até as nascentes. Além disso, fez um alerta: se Serra Negra tiver um volume de chuva de 600 milímetros, como ocorreu em Ubatuba recentemente, também ficará debaixo d'água, e isso só não ocorreu, segundo ele, porque as chuvas na cidade foram em muito menor volume.

Sugestões

O engenheiro civil Marcelo de Souza também apresentou sugestões e reivindicações que, na sua avaliação, são viáveis, como identificar e eliminar lançamentos de águas servidas na rede de drenagem, devolver as águas pluviais ao leito original do córrego no Parque São Luiz e regenerar o córrego original. A prioridade do parque, apontou, tem de ser a água. "A premissa básica do projeto tem de ser a água. Temos de fazer esse córrego renascer, preservar as margens, ampliar o parque", afirmou, salientando que isso só será possível com  a participação dos moradores.

O prefeito avaliou as propostas sugeridas como um sonho que depende em especial de recursos financeiros dos governos estadual e federal. Mas se mostrou disposto a conversar com os ambientalistas e com os moradores. Chedid informou que o projeto de lei que renova o Plano Diretor deverá ser enviado para apreciação dos vereadores nos próximos dias.

O prefeito já apresentou o projeto do Plano Diretor ao Ministério Público e pretende apresentar um projeto de lei sobre mobilidade e acessibilidade depois da  aprovação do Plano Diretor. O prefeito solicitou ao secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Vanderlei Lona, que agende uma reunião com os ambientalistas para discutir um projeto para o Parque Fonte São Luiz. A expectativa de Prancha e Souza é a de que finalmente a revitalização saia do papel, mas acreditam que isso ocorrerá apenas se houver vontade política. 




Comentários