//EDUCAÇÃO// Vereadores discutem soluções para deixar escolas mais seguras



O receio de ataques como o que resultou na morte de quatro crianças em Blumenau e a segurança nas escolas preocupam a população de Serra Negra e foram um dos principais temas debatidos na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, 10 de abril. Os vereadores planejam elaborar projetos para captar recursos anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reforçar o patrulhamento nas escolas.

Nas redes sociais da cidade, a moradora Ana Mateus, que tem filhos em escolas da rede municipal, pediu à prefeitura que reforce a proteção nos portões e controle a entrada e saída de pessoas. "Pedimos encarecidamente mais segurança para os nossos filhos que ficam a maior parte do dia na escola, atenção para os portões das escolas com fechaduras, se estão quebradas, se qualquer um entra e sai", afirmou em sua página no Facebook.

A moradora destacou a importância da instalação de interfones para a identificação das pessoas que querem entrar nas escolas. "Amamos Páscoa, uniformes, materiais, Papai Noel e agradecemos tudo de coração, mas hoje o que queremos é segurança nas escolas. Só assim iremos trabalhar para trazer o sustento e pagar os nossos impostos em dia um pouco mais tranquilo", afirmou Ana em sua publicação, repassada à Guarda Civil Municipal (GCM).

O Viva! Serra Negra enviou algumas perguntas sobre o assunto ao chefe da GCM, Marcelo Boccato, mas não obteve resposta. 

A manifestação da mãe nas redes sociais reflete os relatos dos vereadores durante a sessão da Câmara Municipal. Muitos deles informaram que foram questionados por pais sobre quais são as iniciativas da prefeitura e das polícias locais para reforçar a segurança nas escolas.

Uma das principais alternativas sugeridas foi o monitoramento da cidade por câmeras. Essa solução já vem sendo debatida há algumas semanas por sugestão da vereadora Ana Barbara Regiani Magaldi e por ser um dos projetos em estudo anunciado nas redes sociais da prefeitura. O vereador Renato Giachetto citou as câmeras com inteligência artificial e sugeriu portões detectores de metais, como as portas das agências bancárias como solução. Giachetto salientou que o município precisa elaborar projetos para acessar os R$ 150 milhões que o governo Lula deverá repassar a Estados e municípios para reforçar as rondas nas escolas.  

A vereadora Viviani Carraro pediu a intensificação de rondas policiais nas portas das escolas fora do horário de entrada e saída. "Nesses horários os pais estão no portão. É preciso ronda quando as crianças se encontram dentro da escola", afirmou. A vereadora reivindicou também câmeras nas portas das escolas e a contratação de porteiros para controlar a entrada e saída das pessoas nas instituições de ensino do município. Ela lembrou que as escolas municipais mantinham os portões fechados e dispunham de campainhas para identificar quem entrava e saía.

A Câmara Municipal deve aprovar na próxima semana um requerimento solicitando à prefeitura informações sobre quais ações estão sendo adotadas em conjunto entre as polícias civil e militar na porta das escolas e sobre quais equipamentos de segurança já estão sendo utilizados. 



Comentários