//ECONOMIA// Serra Negra vive um dos mais movimentados feriados pós-pandemia

Praças centrais receberam muitos visitantes no feriado  de 21 se abril         (Foto: Prefeitura de Serra Negra)

Alguns comerciantes falam no melhor feriado do pós-pandemia: ruas e calçadas lotadas, lojas cheias e filas nas portas de bares e restaurantes na área central  marcaram o feriado de 21 de abril em Serra Negra. O movimento foi bom também nos estabelecimentos localizados nas rotas de turismo rural da cidade.  

As reservas nos hotéis foram fechadas praticamente na última hora, mas na avaliação da presidenta da Associação de Hotéis, Restaurantes e Similares de Serra Negra (Ashores), Cibele Dib, podem ter alcançado mais de 70% da capacidade instalada do setor. A expectativa da empresária é que as reservas de última hora também ajudem a lotar os hotéis no feriado de 1º de maio, na próxima semana.

Além de turistas da capital, Campinas e outros municípios mais distantes, boa parte dos visitantes era demoradores de cidades vizinhas, o que indica que vários fatores contribuíram para movimentar Serra Negra, entre os quais alguns macroeconômicos, como a desaceleração da inflação.

Embora os indicadores econômicos ainda subam de forma lenta devido às taxas de juros de 13,75% mantidas pelo Banco Central, o  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE, em março teve alta de 0,69% quase um ponto porcentual abaixo do registrado no mês anterior (0,76%). A confiança do consumidor subiu 2,5 pontos em março, segundo o ICC da Fundação Getúlio Vargas.

Mas o consumidor ainda parece se manter cauteloso. "As reservas têm sido feitas de última hora. Pouco antes do feriado a ocupação ainda não estava boa", relata a presidenta da Ashores. Os dias frios, com temperaturas típicas de clima de montanha, foram, sem dúvida, o principal atrativo para os turistas. As temperaturas ficaram entre 13 e 24 graus durante o feriado.  

A procura por vagas nos hotéis começou a aumentar na semana passada e em poucos dias a ocupação média já tinha atingido os 70% e provavelmente, analisa Cibele, deve ter ultrapassado esse porcentual. "São muitas variáveis e o clima influencia muito", disse.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Serra Negra, Tiago Jardim, o principal motivo para a vinda de grande número de visitantes à cidade foi a mudança de clima: "A frente fria nos favorece e faz que muitos que pretendiam ir para o litoral mudem seus destinos escolhendo Serra Negra."

Cibele também atribui o bom movimento aos preços das diárias dos hotéis no município, que estariam compatíveis com a média da região. "Além dos preços das diárias, os eventos também ajudam", apontou. Nas redes sociais da cidade, os internautas elogiaram as atrações apresentadas na Praça João Zelante.

A divulgação da cópia da Fontana di Trevi na mídia nacional também pode ter contribuído para maior exposição da cidade. Embora ainda sem data marcada para a inauguração, as reportagens sobre o assunto devem ter contribuído para a maior exposição de Serra Negra como opção de destino turístico.  

Na véspera do feriado, quinta-feira, 20 de abril, o portal de notícias G1 divulgou a informação de que a prefeitura só estaria aguardando um espaço na agenda do governador Tarcísio de Freitas para inaugurar a réplica da Fontana di Trevi. Essa divulgação foi mais uma ação de marketing que ajudou o turista a lembrar de Serra Negra na hora de decidir para onde viajar no feriado. 




Comentários