//CARLOS MOTTA// Inaugurações, fotos e vídeos: o público e o privado em Serra Negra



A prefeitura inaugurou nesta semana uma fonte luminosa e os novos espaços para feiras e exposições e para artesãos, na Praça Sesquicentenário. São obras que ajudam a tornar a "Praçona" um local ainda mais agradável. Enquanto isso, vai se arrumando o seu piso - do jeito que estava era um perigo para os transeuntes.

Para informar a população sobre as obras, foram publicados três vídeos na página oficial da prefeitura no Facebook. O prefeito Elmir Chedid não aparece em nenhum deles. Já na sua página pessoal, ele surge em um vídeo e 22 fotos. 

Anteriormente, para festejar a reforma do banheiro público atrás do Paço Municipal, apareceu em cinco fotos. E em 11 na entrega das obras do Centro de Integração e Reabilitação Olga de Souza Vichi.

A propaganda oficial, diz a Constituição Federal, visa promover "atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos e entidades públicos, com caráter educativo, informativo ou de orientação social". Se não for assim, o agente público pode estar contrariando os princípios de legalidade, impessoalidade e moralidade, que devem ser a base da administração pública. 

Espertamente, o prefeito, depois da superdose de publicações autoelogiosas nas redes sociais oficiais sobre o Carnaval "família" que promoveu neste ano, tão criticado por não ter incluído nele os jovens, diminuiu sua exposição nas páginas do Executivo e a aumentou em sua página pessoal.

Mas há um detalhe: quem faz os vídeos em que aparece louvando sua administração? Um conhecido, um familiar, um profissional contratado por ele - ou um funcionário público municipal?

Se for esse último, quem está pagando pelo seu trabalho somos nós que vivemos em Serra Negra. Nós, uns bobalhões que sustentamos essa propaganda oficial disfarçada em pessoal...

Esse tipo de ocorrência, porém, parece ser habitual na cidade entre os homens públicos. Há alguns anos, recém-chegado a Serra Negra, fiquei chocado ao ver o prefeito de então sair de um restaurante carregando seu almoço dominical e entrar tranquilamente num carro oficial, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo.

Nesta nossa cidade há muitas pessoas que acham que público e privado são sinônimos. 

Não são.

------------------------------------------------------

Carlos Motta é jornalista profissional diplomado (ex-Estadão, Jornal da Tarde e Gazeta Mercantil) e editor do Viva! Serra Negra



Comentários