//POLÍTICA// Vereadores e plateia conversam. O secretário não gosta e ameaça chamar a polícia

Conversas entre vereadores e plateia incomodaram a Mesa da Câmara Municipal


A movimentação de munícipes no plenário da Câmara Municipal de Serra Negra durante a votação do projeto de lei que renova o Plano Diretor de Turismo, na segunda-feira, 20 de março, incomodou a mesa diretora do Legislativo. O ex-presidente da Casa, César Augusto Borboni, o Ney, atual 1º secretário, chegou a ameaçar chamar a polícia.

"Você não foi eleito para se manifestar aqui. Vai falar aqui com a polícia, rapaz!", afirmou Ney ao presidente do Polo de Inovação do Interior Paulista, Daniel Pellegrini, que durante a sessão conversou com vereadores da oposição, em especial Roberto de Almeida (Republicanos).

"Para você falar você se candidata e vai ser vereador. Aqui você não manda", acrescentou. "A ordem de polícia dou eu, presidente", afirmou Ney, se dirigindo ao presidente da Câmara, Wagner da Silva Del Buono, o Waguinho.

Mesmo contrariado, Waguinho evitou ameaçar chamar a polícia. "Até agora eu aguentei, vocês ficarem conversando com o munícipe, o munícipe ficar conversando com vocês. Acho que não estamos brincando aqui. Vamos entrar em um acordo", afirmou. 

O Regimento Interno da Câmara Municipal de Serra Negra é claro no seu Artigo 35 quanto às atribuições do 1º secretário: I – Proceder as chamadas nos casos previstos neste Regimento; II – dar conhecimento ao Plenário da súmula da matéria constante do expediente e despachá-la; III -assinar os projetos de resoluções e os projetos de decretos legislativos, as atas das reuniões e as atas da Mesa juntamente com o Presidente; IV – anotar em cada documento a decisão do Plenário; V – redigir os atos das reuniões e proceder a sua leitura; VI – encarregar-se do livro de inscrição de oradores; VII – anotar o tempo que o orador ocupar a Tribuna, quando for o caso, bem como as vezes que desejar usá-la.

Ameaçar chamar a polícia para retirar qualquer pessoa da plateia, orientar voto da bancada situacionista ou mesmo fazer pronunciamentos sem estar inscrito não estão entre as atribuições do 1º secretário. No fim da sessão, Ney se desculpou por extrapolar as funções de vereador e por alterar o tom de voz.

Os dois principais líderes da oposição e ex-candidatos derrotados à prefeitura de Serra Negra, Júnior Vitale (PSD) e Marco Bueno (Republicanos), além do ex-vereador Leandro Pinheiro, o Pinheirinho, também acompanharam a sessão. 

Os vereadores da oposição Roberto de Almeida, Anna Beatriz Scachetti (PSD) e Viviani Carraro (Avante) pretendiam derrubar o caráter de urgência do projeto, mas foram prejudicados pelo próprio companheiro de grupo político Rosimar Gonçalves, que votou contra a derrubada do pedido de urgência do projeto. Questionado pela reportagem do Viva! Serra Negra se seu voto sinaliza mudança de posição e apoio ao prefeito Elmir Chedid, o vereador não respondeu.



Comentários