//FERNANDO PESCIOTTA// Armação do Moro



Lula sempre foi afiadíssimo, um craque na comunicação. Quem não se lembra da célebre expressão “marolinha”, que praticamente blindou o Brasil da grave crise financeiro de 2008? Lula é um colecionador de sucessos desse tipo.

Na atual gestão, porém, tem cometido erros. O mais recente é dizer que “é visível” que Moro está por trás dessa “armação” na qual o presidente da República transformou uma ação realizada pela Polícia Federal, comandada por seu ministro da Justiça e, em última instância, por ele.

Na véspera, Lula dissera ao Brasil247 que enquanto estava preso em Curitiba, pensava em como “foder” Sergio Moro. A operação da PF no dia seguinte levou as redes sociais a explorarem o assunto. Não foram poucos os perfis que apontaram um conluio Lula com o PCC para matar Moro.

As análises indicam que o erro da declaração de que a operação é uma armação não é apenas pelo conteúdo, mas também pela estratégia.

Enquanto seus ministros agiam para despolitizar o caso, dada a piora da imagem do presidente nas redes, Lula transformava Moro em vítima e o trazia para o centro do tablado. Colocou Moro, até aqui um senador medíocre, como seu antagonista.  

Reportagens dão conta de que a ação da PF divide o governo, há até quem concorde com a análise de Lula, mas todos acham que não era o caso de o presidente falar o que falou. Agora, aliados tentam contornar danos.

-------------------------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com




Comentários