//FERNANDO PESCIOTTA// Eleito para mudar

Foto: Ricardo Stuckert/PR



Engana-se quem acha que o caso Americanas é apenas um mal explicado negócio de ricos, isolado num mercado financeiro distante de nosso cotidiano. A roubalheira de bilionários afeta nossa vida.

Você, pequeno empresário que precisa de crédito, vai pagar mais caro por causa do efeito dominó provocado pela Americanas, e vai incluir esse custo no preço do produto que oferta aos consumidores. Ressabiados, os bancos elevaram as taxas, que já eram absurdamente altas pela imposição sem sentido do Banco Central.

Essa conjuntura e as amarras que o mercado financeiro tenta impor ao governo têm deixado Lula irritado. Nesta quinta-feira (16), ao anunciar o reajuste de 40% das bolsas de pós-graduação e pesquisas, área abandonada na gestão do genocida, Lula voltou a lembrar que foi eleito para mudar uma série de coisas.

Lula voltou a criticar o mercado financeiro que considera desembolsos com saúde e educação como "gasto" e o pagamento de juros como "investimento". O presidente disse que não vai mais admitir que recursos destinados a áreas tão sensíveis não sejam chamados de investimento.

Analistas concordam ao lembrar que empresas e governos estrangeiros fizeram agressiva emersão no mercado brasileiro nos últimos anos para levar talentos de universidades e entidades de pesquisa. Investiram pesado para contratar nossa inteligência. Investiram.

Lula também criticou a dolarização dos preços dos combustíveis ao dizer que a Petrobras extrai petróleo “em reais” e importa gasolina e diesel “pagando em dólar”. E reafirmou que seu governo veio “para mudar as coisas”.

Pouco antes, em entrevista a uma emissora de TV, Lula dissera que não vai brigar com o presidente do BC, mas confirmou que pretende rever a autonomia da autarquia após o mandato de Campos Neto. Entre outras razões, por entender que a gestão dos juros está ruim, como comprova o efeito dominó do caso Americanas.

Lula foi eleito para mudar uma série de coisas.

---------------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com




Comentários