//NEGÓCIOS// Plataforma de marketplace promete dinamizar turismo serrano

Cerca de 30 profissionais, dos 40 convidados, foram conhecer o projeto Comlocais


O setor de turismo, motor da economia serrana, está ganhando uma ferramenta que pode ajudar a torná-lo mais produtivo, dinâmico e profissional. Na noite de quarta-feira, 11 de janeiro, no Serra Negra Palace Hotel, cerca de 30 pessoas diretamente envolvidas na área, foram conhecer a plataforma de marketplace comlocais.com.br, que está sendo lançada com o apoio do Polo de Inovação do Interior Paulista.

A apresentação do projeto foi feita pelo seu idealizador, o bacharel em turismo e mestre em educação Sérgio Zurita Fernandes, e pelo presidente do polo, Daniel Pellegrini. Sérgio é bastante conhecido na área em Serra Negra, pois desenvolveu, primeiramente a serviço do Sebrae, e posteriormente com a associação de hotéis local, a Ashores, trabalhos de consultoria a partir de 2020. 

Sérgio Zurita Fernandes: vários diferenciais


Os dois explicaram aos profissionais de turismo convidados para a reunião os objetivos da nova plataforma e seus diferenciais em relação à concorrência:

"O Comlocais é uma comunidade de turismo composto por pessoas, produtos e experiências exclusivas, reunidas num marketplace voltado para destinos turísticos e internacionais", disse Sérgio, antes de enumerar seus diferenciais:

"Vamos ajudar a formatar a experiência oferecida, dando consultoria aos produtos turísticos, com duas visitas ao empreendimento para conhecê-lo, fazer um diagnóstico e por fim formular um proposta; vamos disponibilizar a plataforma digital, sem custo, para comercialização e divulgação, com alcance internacional e utilizando o metaverso [universo virtual que busca reproduzir a realidade] para o turista conhecer melhor o que está comprando; vamos ajudar a captar novos mercados e públicos e agregar valor e vantagem competitiva à prestação de serviços e seu posicionamento."

Na prática, quem acessar o Comlocais poderá escolher uma "experiência" - ou seja, um pacote turístico diferenciado, que inclui desde o receptivo até as atrações do local a ser visitado.  

Daniel Pellegrini: sem custo aos integrantes


Daniel enfatizou que quem aderir ao Comlocais não terá nenhum custo - o projeto será mantido pelas comissão cobrada pelo serviço de intermediação, ou seja, será o turista quem viabilizará o projeto, que também deverá oferecer cursos gratuitos de inglês e espanhol, além de outros profissionalizantes, aos funcionários dos empreendimentos integrantes da plataforma, visando o público do exterior.

O presidente do Polo de Inovação do Interior Paulista informou ainda que foram fechadas várias parcerias com o comlocais, inclusive com a Embrapa, que poderá fornecer um selo ESG às empresas que respeitarem práticas sociais, ambientais e de governança. Também afirmou que os participantes terão à disposição linhas de crédito com juros reduzidos para seus negócios.

Segundo Daniel, 95% dos presentes na reunião assinaram o termo de adesão ao comlocais.com.br. 

Na entrevista abaixo, concedida por Daniel Pellegrini ao Viva! Serra Negra, ele informa que já na próxima semana serão iniciadas as consultorias de campo para acelerar o processo de formatação dos produtos "já que a plataforma e infraestrutura já estão prontas para operar".

- Há quanto tempo o projeto vem sendo formatado?

- A intenção deste projeto existe desde 2021. Já pensávamos um ano antes sobre como seria o turismo pós-pandemia, mas no meio do ano passado começamos a formatar ele melhor, fazendo benchmark no Brasil e em mercados internacionais, entendendo o que o “novo turista” busca, para poder oferecer algo realmente diferente e inovador. E outro ponto de base e fundamental é que ele tivesse o conceito de comunidade e inclusão. E precisávamos da pessoa certa para tocar. Conversamos inclusive com startups da região para acelerar, mas a visão era diferente e acabou não acontecendo. E em um pitch day essa pessoa apareceu. 

- Quantas pessoas estão envolvidas no projeto?

Temos o Sérgio como o CEO e toda a estrutura do Polo de Inovação e seus parceiros para o que o projeto precisar, seja tecnologia, recursos, parcerias. Tudo que for necessário para o projeto decolar. Temos diversos atores trabalhando nos bastidores. Como se pôde ver no evento, chegamos com tudo pronto para operar, sem fazer barulho. Cada cidade terá em um futuro breve seu gestor local respondendo diretamente ao Sérgio. Queremos empoderar a comunidade, ser os agentes de fomento de desenvolvimento de negócios e pessoas através do turismo. Teremos apenas no Comlocais as pessoas para suportar a comunidade e a operação em si. 

- Como vocês resolveram desenvolver o projeto?

Conheci o Sérgio em um processo de seleção de startups do Polo. Ele e mais três pessoas se inscreveram. O seu projeto acabou não sendo o vencedor. Mas demos sequência nas conversas e colocamos como enxergávamos o turismo e o que gostaríamos de fazer. E como se estivesse já dentro do projeto, imediatamente o Sérgio vestiu o projeto e agregou muito na modelagem e estruturação. Como o Diego, nosso CEO da incubadora sempre diz, não adianta ter um supercavalo se o jóquei não for bom. E o Sérgio é um superjóquei. 

- O Comlocais já está ativo em alguma cidade?

Nossa estratégia é lançar simultaneamente em três cidades. Já estamos trabalhando com as três para que isso ocorra. E temos já outras tratativas em andamento, inclusive fora da região. 

- Quantos assinaram o termo de adesão em Serra Negra?

95% do público presente assinou de forma voluntária o termo de adesão e se mostrou interessado em participar das ações previstas no projeto. Nos próximos dias esse pessoal já receberá as consultorias que vão ajudar na modelagem das experiências e formatação de produtos turísticos exclusivos, segundo o Sérgio Zurita, o CEO do Comlocais

- Por que o foco inicial em propriedades rurais?

A estratégia de partida mirou mobilizar principalmente pessoas e negócios com potencial para gerar um turismo de experiência em segmentos que são chave em Serra Negra, como o turismo rural, o ecoturismo e o gastronômico. Mas este foi só o primeiro passo para a construção de uma comunidade turística altamente estruturada e preparada para receber o perfil de turista que queremos atingir.

- Em quanto tempo o Comlocais deverá estar à disposição do público?

Iniciamos o desenvolvimento do MVP em um município parceiro, onde testamos o modelo estrutural e estamos bem avançados. Esse deadline foi definido internamente pela equipe gestora do projeto e entendemos ser prudente não divulgar uma data antes das visitas a campo. Vamos iniciar já na próxima semana as consultorias de campo junto dos participantes e acelerar esse processo de formatação dos produtos, já que a plataforma e infraestrutura já estão prontas para operar.

- Quais os pontos fortes do turismo em Serra Negra? 

O turismo em Serra Negra tem um potencial incrível. Nós, especificamente, focaremos no turismo de tíquete alto, com experiências exclusivas, e para isso precisamos dar alguns passos nessa direção. Esses passos passam pela consultoria gratuita e profunda que daremos de forma constante à nossa comunidade, passa pela capacitação dos empresários e de todos os funcionários de todas as áreas que o turista esbarra. Também é fundamental o trabalho de divulgação e por isso estamos também investindo em acelerar um meio de comunicação regional e com parcerias em mídias bem focadas no público que queremos atingir nacionalmente. Gostamos de anunciar as coisas já na hora, com elas para acontecer. Então, no momento certo vamos informar todas as capacitações, mentorias, e quem estará com a gente formando essa grande comunidade para alcançarmos o verdadeiro Turismo 4.0.



 

Comentários

  1. O problema é que já começou com panelinha. Só foram convidados os amigos da turma aí...é projeto particular sem benefícios pra cidade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.