//POLÍTICA// Mulheres ficam fora da direção da Câmara Municipal

Vereadora Anna Beatriz: "É lógico que ter mulheres
em posição de destaque na política inspira outras mulheres, né?"


A renovação da mesa diretora da Câmara Municipal resultou em um retrocesso na participação das mulheres no Legislativo da cidade. As cinco cadeiras da direção da Casa serão ocupadas exclusivamente por homens até o término desta legislatura.

A única mulher que ocupou uma vaga na mesa nos últimos dois anos, a vereadora Ana Barbara Magaldi (União Brasil), foi excluída com a contribuição de seu próprio voto. 

Barbara ajudou a eleger a chapa montada por seu grupo político para acomodar todos os vereadores da base do prefeito Elmir Chedid que pleiteavam a presidência da Câmara. Barbara foi a única que ficou de fora.

A eleição de três mulheres nas eleições de 2020 e a criação da Frente Parlamentar dos Direitos das Mulheres foram os principais avanços na participação das mulheres serranas na política da cidade. 

A vereadora Viviani Carraro (Avante), que deveria ter sido incluída na mesa pela proporcionalidade partidária, segundo seu grupo político, e a vereadora Anna Beatriz Scachetti, admitem o retrocesso nas conquistas políticas das mulheres na cidade com a nova composição da mesa.

"Foi muito triste o que aconteceu na eleição para o próximo biênio. Com três mulheres vereadoras na casa, foi muita falta de valorização do nosso trabalho, principalmente o realizado pela Frente Parlamentar", lamentou Viviani.

Ela lembrou que a atual secretária de Educação, Rita Pinton, quando vereadora, sempre ocupou uma cadeira na mesa diretora da Câmara. "Para mim foi mais que um retrocesso, principalmente, por eu fazer parte de um partido que teria que estar representado na mesa diretora", salientou

Com três vereadoras eleitas de forma inédita, Viviani avalia que pelo menos uma delas deveria ocupar uma cadeira na mesa. "A Frente Parlamentar não foi lembrada nem valorizada", acrescentou.

Questionada pelo Viva! Serra Negra sobre a exclusão de mulheres na mesa diretora, a vereadora Anna Beatriz Scachetti admitiu o retrocesso, mas respondeu de forma bem lacônica sobre o assunto: "É lógico que ter mulheres em posição de destaque na política inspira outras mulheres, né?", se limitou a responder ao Viva! Serra Negra.

Duas chapas alternativas para a mesa diretora foram apresentadas com a inclusão de mulheres. Uma por Viviani, que contou com três votos. A outra por Anna Beatriz, que obteve apenas o próprio voto.

Na eleição da Câmara prevaleceram os interesses do grupo político que administra a cidade. A vereadora Ana Barbara Magaldi, negou, durante a sessão que elegeu Wagner Del Buono à presidência do Legislativo, que a exclusão das mulheres da mesa vai afetar a participação feminina na Casa. "A mesa, apesar de composta por homens, não significa que vai diminuir a voz que nós mulheres estabelecemos dentro da Casa", afirmou. 

Ela pediu aos vereadores para que continuem apoiando os projetos da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulheres e encerrou sua fala com uma frase que indica desapontamento com a exclusão feminina na mesa. "Apesar de nenhum cargo declinar para a mulher nesta mesa, gostaria de lembrá-los que todos vocês vieram de uma mulher."  

Procurada pelo Viva! Serra Negra para comentar mais o assunto, a vereadora Ana Barbara não respondeu à reportagem. O Viva! enviou perguntas para o ex-presidente da Casa, César Augusto Borboni, e para o presidente eleito, Wagner Del Buono, sobre o assunto, mas nenhum deles respondeu à reportagem.

Comentários