//POLÍTICA// Em nova sede, Câmara Municipal elege novo presidente

 

Reforma do Palácio Primavera para receber o Legislativo serrano custou R$ 853 mil 


A Câmara Municipal vai inaugurar nesta segunda-feira, 12 de dezembro, sua sede no Palácio Primavera, na Praça Sesquicentenário.  A primeira sessão na nova sede será marcada pelas eleições para a presidência da Casa.

A inauguração da sede no Palácio Primavera, inicialmente prevista para o início do segundo semestre, foi retardada por diversos fatores, entre os quais o aumento do custo do material de construção. A Câmara divulgou um investimento de R$ 853 mil na reforma para adaptar o imóvel às necessidades de funcionamento do Legislativo. O auditório, com 71 lugares, ficará no andar térreo. Na parte superior, ficarão a área administrativa e as salas de vereadores.


Plantas do andar inferior e do térreo da nova Câmara Municipal

A principal expectativa dos vereadores com a mudança da sede do Centro de Convenções para o Palácio Primavera é estimular a participação da população nas sessões semanais do Legislativo. O argumento é que o Palácio Primavera está mais próximo do Centro e da Rodoviária, o que deverá facilitar o acesso dos munícipes. 

O Viva! Serra Negra encaminhou a todos os vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal, um pedido para que expressassem suas expectativas em relação à mudança para a nova sede. Cinco dos 11 vereadores responderam à solicitação. 

Deixaram de atender a solicitação da reportagem o presidente da Câmara, César Augusto Borboni, o líder do governo Beraldo Cattini, além dos vereadores Renato Giachetto, Eduardo Barbosa e Rosimar da Silva. Eduardo Barbosa bloqueou a reportagem em seu contato do WhatsApp e não recebeu a mensagem. 
 
A seguir, o que pensam os vereadores sobre a nova Casa.

Viviani Carraro

"Eu acho muito boa a mudança para o centro da nossa cidade. A nova sede é mais acessível à população, sendo assim as pessoas poderão frequentar as sessões, se assim desejarem. Espero que esta mudança traga à Câmara mais perto da população e que também haja uma mudança nas sessões, tornando, se possível, uma sessão mais dinâmica e interessante para os munícipes."

Ana Bárbara Magaldi

"Acredito que a mudança para a região central é extremamente relevante, justamente pela proximidade com a população, afinal, a Câmara Municipal é a Casa do Povo. Nada mais justo do que proporcionar acesso logístico mais fácil onde são realizados os trabalhos de cada um dos vereadores que representam os cidadãos de Serra Negra. Acredito que seja um grande passo rumo às mudanças que essa Casa necessita para se tornar mais popular, junto com as ações para tornar as sessões mais dinâmicas, bem como digitalizar os trâmites que ainda são feitos em papel."

Roberto de Almeida

"Este processo de mudança da Câmara para o centro da cidade teve seu início com um requerimento de informação à prefeitura dos vereadores Marquezine, Nestor, Paulo e Roberto sobre o prédio do Cine Cardeal. A mudança da sede do Poder Legislativo para o centro da cidade, no meu ponto de vista, é muito importante, pois a presença da população nas atividades da Câmara é fundamental para o exercício da democracia. Não se deve esquecer que os vereadores são os peões da política, ante sua proximidade com o povo. Assim, diante da mudança para o centro da cidade, espero uma participação maior dos munícipes nas sessões."

Leonel Franco Atanázio

"A Câmara descendo fica mais fácil, mais acessível para a população. A estrutura mais nova, a população vai ter a oportunidade de vir e conhecer o trabalho dos vereadores, cobrar os vereadores mais de perto, acho que vai ser melhor para a população como para os vereadores."
 
Anna Beatriz Scachetti

"Acredito que a mudança veio com a ideia de tentar aproximar mais a população das sessões de Câmara, dos debates de assuntos pertinentes ao município. Acredito na participação popular como forma de melhorar a cidade como a vemos. Mas penso que a mudança seria apenas um primeiro passo para intensificar essa aproximação popular. Há muitas medidas que podem e devem ser tomadas para colocar a população como protagonista, como intensificar a presença da sociedade civil nos conselhos municipais e a realização de algumas mudanças do Regimento Interno da Câmara, que podem tornar as sessões mais dinâmicas. Espero que haja resultados positivos com a mudança da sede, mas não podemos parar por aí se queremos que a cidadania esteja cada vez mais presente."



Comentários