//EDUCAÇÃO// Conseg faz homenagem a estudantes que se destacaram neste ano

Fórum ficou cheio na premiação dos alunos que se destacaram em 2022


Estudantes do Ensino Médio das escolas das redes pública e privada do município foram homenageados pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Serra Negra com o certificado Aluno Destaque 2022. A cerimônia de entrega foi realizada nesta terça-feira, 8 de novembro, no Fórum da cidade.

Foram homenageados 77 alunos da Escola Estadual Jovino Silveira, 16 alunos da Escola Estadual Franca Franchi e 12 alunos do Colégio Libere Vivere. Os estudantes se destacaram em empenho escolar, espírito de solidariedade, esportes e melhores notas.

Essa foi a primeira certificação realizada pelo Conseg de Serra Negra após a pandemia. A última diplomação foi concedida em 2019. A cerimônia de entrega dos certificados, comandada pela presidenta do Conseg, Marina Mendonca Ricci, contou com a participação do prefeito Elmir Chedid e do juiz Carlos Eduardo Silos de Araújo, entre outras autoridades.

Ao receber o certificado, os jovens não disfarçavam a satisfação pelo reconhecimento dos esforços e dedicação à vida escolar. Para os alunos do Educação Para Jovens e Adultos (EJA), mais do que reconhecimento, ser um "Aluno Destaque" é mais uma etapa de superação.

Mariana: "Estudo é tudo hoje em dia"

Com a filha Maitê, de apenas nove meses, no colo, a estudante de 19 anos, Mariana da Silva Prado, recebeu seu certificado. “É difícil estudar com duas filhas pequenas, mas nada que um esforço não ajude”, afirmou. Mariana abandonou os estudos quando a filha mais velha de três anos nasceu. “Ela não se adaptou na escolinha e tive de esperar crescer um pouco para poder voltar a estudar”, afirmou.

No terceiro ano do EJA, o diploma do Ensino Médio é só o começo dos estudos para Mariana que planeja fazer vestibular em 2023 para Biomedicina. “Estudo hoje em dia é tudo, sem estudo a gente não tem futuro”, afirmou.

Karen: "Diploma é reconhecimento do esforço"

O certificado é também uma etapa importante da retomada dos estudos pela dona de casa Karen Teba Nunes, de 51 anos. “É uma satisfação pessoal muito grande”, afirmou. Aluna do EJA no Jovino Silveira, Karen abandonou os estudos na 7ª série e só retomou aos 34 anos, mas a dupla jornada de trabalho ainda dificultava a vida escolar. “O diploma é o reconhecimento do esforço”, afirmou.

O juiz Carlos Silos de Araújo destacou a importância da educação para o desenvolvimento socioeconômico do país e em especial do apoio das famílias aos estudantes. “Vocês alunos premiados são as estrelas dessa solenidade, mas há aqui os protagonistas que são vocês, pais, vocês, amigos e avós”, afirmou.

O juiz considera que a educação é a única forma de transformação do país. “Estou absolutamente convencido de que só podemos mudar o Brasil pela educação”, afirmou. O juiz ressaltou, no entanto, que não adianta a escola oferecer as condições ideais para a aprendizagem se não houver consciência da família sobre a importância da educação para seus filhos.

“Não é só vocês estudarem, seus pais, seus avós, seus parentes e amigos precisam ter essa consciência da importância da educação. Se eles não tiverem essa consciência, vai ficar mais difícil para vocês”, concluiu. O juiz salientou a importância da iniciativa do Conseg. “Que bom o Conseg nos dar esse presente muito importante que é trazer essa juventude que entusiasma aqui para o fórum para trazer a energia deles, a vontade deles e a esperança”, afirmou.

O prefeito Elmir Chedid parabenizou os estudantes e lembrou a importância dos jovens para o futuro comando da cidade. “Que essa vontade de vocês permaneça no coração pela vida inteira porque alguém aqui amanhã poderá ser o próximo juiz ou juíza de direito, delegado, delegada, vereador, vereadora, prefeito ou prefeita da cidade. Parabéns a todos”, afirmou. 



Comentários