//EDUCAÇÃO// Tarcísio quer ampliar municipalização e Haddad dar prioridade à infância



Os candidatos ao governo do Estado de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), apresentam propostas bem distintas sobre como pretendem atuar em parceria com os municípios na área da educação. Tarcísio propõe avançar na municipalização do ensino fundamental. A proposta de Haddad é fortalecer a parceria com os municípios para priorizar a educação na primeira infância.

As propostas de Tarcísio para a educação estão resumidas em duas páginas de seu programa de governo. Na área de governança e gestão, o candidato bolsonarista propõe que o Estado exerça a coordenação da política educacional estadual para estreitar a relação com os municípios. Nesse sentido, a principal proposta é avançar na municipalização da educação fundamental. Ele propõe ainda um sistema de méritos baseado na distribuição de ICMS aos municípios de acordo com os indicadores educacionais.

O programa de governo de Haddad, que foi ministro da Educação no governo do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva, dedica quase sete páginas para a área. Haddad propõe fortalecer a parceria com os municípios para priorizar a educação na infância. A premissa da proposta é que bebês e crianças sejam sujeitos de direitos, que refletem a diversidade social paulista.

Seguindo esse princípio de valorização da primeira infância, Haddad propõe promover um forte programa de ampliação com qualidade das vagas de creches e pré-escolas. O objetivo é realizar uma expansão focada nas crianças em situação de risco, considerando como prioridade as famílias com menor renda e/ou monoparentais.

As propostas da educação do programa de Tarcísio incluem a recomposição de aprendizagem, educação integral, com a ampliação da oferta de educação para o ensino fundamental e médio e incentivo ao protagonismo juvenil por meio de parcerias com as Forças Armadas para atividades de ensino em tempo integral em escolas municipais e estaduais.

O candidato bolsonarista propõe o atendimento de 100% da demanda de creches nos municípios para crianças de 0 a 3 anos, embora Jair Bolsonaro tenha cortado em 97,5% os recursos destinados à construção de creches previstos no Projeto de Lei Orçamentária para 2023. Inicialmente estavam previstos R$ 100 milhões, que foram reduzidos por Bolsonaro para apenas R$ 2,5 milhões, que serão destinados à “implantação de escolas para educação infantil”, valor suficiente para a construção no máximo de cinco creches.

Haddad detalha em seu programa as propostas que vão do ensino infantil ao nível superior. O candidato destaca como prioridade a criação de mais de 200 mil vagas públicas de ensino médio de nível profissional técnico. Uma de suas metas é fortalecer o Centro Paula Souza e a criação dos Institutos Estaduais (IEs), que serão centros educacionais de referência e de cultura e esporte para a comunidade em todas as regiões do Estado, em especial nas áreas de maior vulnerabilidade social.

Os institutos terão como base o projeto pedagógico dos Institutos Federais e as experiências das Etecs e Fatecs, no oferecimento de cursos de ensino médio técnico e cursos superiores tecnólogos.

Valorização do professor 

Tarcísio promete prestigiar diretores de escolas e demais profissionais da educação. Ele não explicou quais seriam as iniciativas de valorização. Seu programa diz que o candidato pretende estimular o compartilhamento de melhores práticas na rede escolar.

O programa de Fernando Haddad, propõe um programa chamado “Mais Professores”, que tem como objetivo incentivar a formação de professores e oferecer condições ao jovem que quer ser professor de estagiar e começar a receber a partir do seu primeiro ano de licenciatura.

O programa de Haddad para incentivar os professores prevê a concessão de bolsas licenciatura, destinadas aos ingressantes em cursos de licenciatura nas áreas e regiões com maior carência de professores. “Em contrapartida, os jovens atuarão em equipes de suporte das escolas, contribuindo para a expansão da qualidade da educação em ensino integral, e em programas como Escola da Família, que funcionam aos fins de semana”.

Haddad propõe ainda recuperar estratégias de incentivo à docência, como a introdução do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O candidato propõe também investir na formação continuada do professor, criando planos de formação de longo prazo e centros regionais de formação de profissionais da educação, garantindo oportunidades de formação dentro da jornada de trabalho. O programa de governo de Haddad inclui ainda outras ações de valorização da carreira.

Os dois programas podem ser comparados nos links abaixo. As propostas de educação de Haddad estão expressas nas páginas 47 a 53. O programa de Tarcísio expõe as propostas nas páginas 8 e 9.

Plano de governo de Fernando Haddad (PT)

https://haddadoficial.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Plano_de_Governo_Haddad13_Digital.pdf

Plano de governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos)

https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/SP/546/candidatos/909026/5_1660082556447.pdf




Comentários

  1. Tarcísio tá igual Bolsonaro não explica nada dá para ver que não se interessa pois eles tem outros planos para o Brasil e são Paulo e a educação não faz parte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.