//FERNANDO PESCIOTTA// Apagão social, o desafio para 2023



O ex-presidente Lula se encontrou nesta terça-feira (27) com cem donos, executivos e acionistas das maiores empresas do País. Na maior reunião do petista com empresários em toda a sua vida, ele pediu votos e ajuda para acabar com a miséria se for eleito.

De fato, Lula vai precisar de ajuda para acabar com o apagão social que Bolsonaro está intensificando.

A proposta de Orçamento elaborada por Paulo Guedes e enviada pelo governo ao Congresso prevê cortes de até 97% em despesas da área social, a exemplo do destinado a merendas.

Não estão previstos recursos nem para manter o aumento do Bolsa Família que está sendo pago para tentar comprar votos.

O Orçamento para 2023, portanto, se transforma num grande desafio para a próxima gestão, sob pena de ampliar a miséria de forma incontrolável, com consequências inimagináveis.

Espremido entre eleição, Copa do Mundo e recesso parlamentar, o eleito – espero que no próximo domingo – terá pouco tempo para contornar a situação. Precisará pressionar o Congresso para rever a proposta orçamentária até o fim do ano, sob pena de ter de fazer remendos ou deixar a miséria se alastrar. 

-------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com




Comentários

  1. Realmente na minha visão a maior missão será tirar os brasileiros da mapa da fome, é urgente.
    A economia precisa se movimentar, gerar empregos... num círculo virtuoso...renda, melhoria das condições de vida, alimentação....moradia...educação...saúde...etc.
    Esse é o foco dessa eleição na minha opinião, não dá para aceitar que o grande produtor de alimentos tenha tanta gente nessa triste situação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.