- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Os governos estadual e federal suspenderam os repasses de recursos financeiros destinados aos atendimentos do covid-19 aos municípios. A informação foi dada, na segunda-feira, 29 de agosto, na reunião do Conselho Municipal de Saúde, pelo secretário-executivo Pedro Paulo Spinhardi Moreira da Silva, que substituiu o secretário de Saúde, Ricardo Minosso, que está em férias.
A suspensão de recursos pelo governo do Estado ao município, atinge, no entanto, não só os serviços de atendimento ao covid-19 como a todas as áreas da administração municipal. “O governo do Estado este ano, com exceção das emendas parlamentares, não está mandando recursos financeiros para o município de nenhuma natureza, nem verba para covid-19”, afirmou Moreira. Ele informou que o município tem arcado com os compromissos que seriam da esfera do governo do Estado.
O secretário-executivo informou também que o governo Jair Bolsonaro (PL) também não enviou recurso novo para os atendimentos de covid-19 e que toda a receita resultante do superávit financeiro registrado em 2021 no orçamento destinados ao enfrentamento da pandemia já foi utilizada.
Moreira informou, no entanto, que o superávit é quase irrisório em relação ao tamanho das despesas na área da saúde. O último empenho da Secretaria Municipal de Saúde destinado ao pagamento de despesas com covid-19, no valor de R$ 2.147,00, foi utilizado para cobrir gastos com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas Paulista (Conisca).
Covidário desativado
A prefeitura anunciou na terça-feira, 30 de agosto, a desativação do atendimento dos pacientes com sintomas de covid-19 na Unidade de Atendimento das Palmeiras.
A suspensão dos atendimentos dos pacientes com a doença na unidade, que ficou conhecida como covidário, a partir do dia 31 de agosto, foi atribuída à queda dos casos de covid-19 na cidade, apesar da suspensão do repasse de verba dos governos estadual e federal.
Segundo o último boletim divulgado nas redes sociais da Prefeitura, a cidade registrou 19 novos casos de covid-19 entre os dias 22 de agosto e 29 de agosto, com 13 pessoas em isolamento social e nenhuma internação.
Durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde, no entanto, o representante do secretário de Saúde informou que a prefeitura tem registrado um aumento de casos de covid-19 entre os funcionários públicos.
Na Secretaria de Saúde, pelo menos três servidores estão afastados devido à doença. A recomendação é que a população continue adotando medidas de prevenção, entre as quais o uso de máscara em locais fechados e públicos, para evitar novas contaminações.
Conselho Municipal de Saúde Serra Negra
notícias Serra Negra
pandemia Serra Negra
saúde Serra Negra
Viva! Serra Negra
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.