//PANDEMIA// Com explosão de casos, "Covidário" será reaberto



O prefeito Elmir Chedid decidiu retomar os atendimentos de pacientes com sintomas gripais ou compatíveis com suspeita de covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro Alto das Palmeiras, conhecida como "Covidário". 

A informação foi dada durante a sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, 27 de junho, pelo vereador Beraldo Cattini, líder do governo. O prefeito decidiu retomar as atividades do Covidário que foram encerradas em março de 2022 devido à explosão dos casos de covid-19 nas últimas semanas. 

Foram registrados 252 novos casos só na semana de 20 a 27 de junho. Uma média de 36 novos casos diários. A expectativa é de aumento do número de casos nas próximas semanas devido ao feriado de Corpus Christi e ao movimento de turistas na temporada de inverno.

Beraldo informou ainda que o Hospital Santa Rosa de Lima tem registrado cerca de 300 atendimentos diários, dos quais 80% são pacientes com sintomas gripais e suspeitos de contaminação por covid-19.

Relatos de funcionários e donos de farmácias, no entanto, indicam que esses números devem estar subestimados. Muitos serranos fazem testes de farmácia e não informam o resultado positivo à Vigilância Sanitária.

Medicamentos para tratar os sintomas da covid-19, como coriza, dor de garganta e tosse, estavam em falta na semana passada em diversas farmácias do município. Farmacêuticos manifestaram preocupação com o comportamento de moradores ,que mesmo com resultado positivo para a covid-19 continuavam circulando pela cidade.

O vereador Wagner Del Buono também manifestou preocupação com a falta de medidas de isolamento social dos pacientes contaminados. Ele disse que recebeu denúncia de moradores de que pessoas contaminadas estão frequentando locais públicos, como as escolas. Ele informou que vai questionar a Vigilância Sanitária para saber como estão sendo acompanhados os pacientes com resultado positivo.

Na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, o secretário da Saúde, Ricardo Minosso, afirmou que a Vigilância Sanitária não consegue mais acompanhar os casos devido ao grande número de pacientes com resultado positivo para covid-19.




A decisão de centralizar novamente os atendimentos dos pacientes com sintomas gripais na UPA do Alto das Palmeiras tem como objetivo tentar reduzir os riscos de contaminação nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Santa Rosa de Lima e atender pacientes com outras patologias.  Segundo Beraldo, o covidário deverá ser retomado nos próximos dias. 

Comentários