//CIDADE// Índice de defeitos é de 1%, segundo empresa de ônibus que transporta estudantes



O dono da Serra Negra Turismo, Leandro Borella, enviou um funcionário da empresa à Câmara Municipal para uma reunião com vereadores, na segunda-feira, 13 de junho, sobre as condições dos veículos usados para transportar estudantes universitários diariamente a Bragança Paulista. Borella não pôde comparecer por motivos de saúde.

Vereadores ouvidos pelo Viva! Serra Negra informaram que o funcionário apresentou documentos referentes à prestação do serviço de transporte, contratado pela prefeitura por meio de licitação em 2021. 

Uma das cláusulas do contrato exige data de fabricação dos veículos a partir de 2012. O funcionário explicou que os números 2008 e 2005 que aparecem nas fotos dos ônibus feitas pelos estudantes e enviadas aos vereadores se referem ao número deles na empresa. Os dois veículos seriam de 2012.  

O funcionário informou ainda que a empresa já realizou 900 viagens até Campinas e Bragança Paulista, desde que foi contratada pela prefeitura, e que o índice de quebra e defeito dos veículos durante a viagem nesse período é de 1%.

Ele garantiu que os veículos contam com cinto de segurança e informou que a gestão do contrato é responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. A Secretaria Municipal de Serviços seria responsável pela fiscalização dos veículos, segundo a secretária da Educação, Rita Pinton, e o empresário Leandro Borella.

Ele explicou também que a empresa tem feito higienização dos veículos e que o cheiro de queimado apontado pelos alunos é comum quando a lona do freio é substituída. O funcionário da empresa informou que cada ônibus passa a ter um representante dos estudantes para intermediar as conversas com a direção da empresa e apresentar queixas e reivindicações.

Os vereadores aguardam uma resposta da prefeitura ao requerimento enviado pela Câmara Municipal sobre os contratos firmados com a empresa de ônibus e as reclamações dos estudantes.



Comentários