//SAÚDE// Prefeitura ainda não definiu como vão funcionar contêineres para pets

Contêiner para atendimento de pets está instalado na Avenida Juca Preto

 

A prefeitura ainda não definiu como deverá funcionar o Programa Meu Pet Container, uma parceria com o governo do Estado de São Paulo. Os quatro contêineres que vão abrigar o consultório veterinário já foram instalados no fim da Avenida Juca Preto.

O secretário municipal da saúde, Ricardo Minosso, explicou que apenas alguns serviços veterinários têm autorização para serem oferecidos em contêineres.

Em suas redes sociais, a prefeitura anunciou que serão oferecidas consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio-X e endoscopia, laboratórios de análises clínicas, além de atendimentos de urgência e emergência, vacinação, castração e adoção responsável.

Mas o secretário informou que ainda não foram definidos os serviços que podem ser oferecidos  nesses consultórios. “É limitado, não vamos fazer cirurgia e internação. Será um posto de saúde”, esclareceu em reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada no dia 26 de maio.

Falta definir também qual será a secretaria municipal responsável pelo Programa Meu Pet Container. O secretário adiantou que o bem-estar animal não é competência da Pasta da Saúde. “Não posso usar recursos da Saúde para custear o bem-estar animal”, disse.

Minosso avalia que esse seria um programa de competência do Meio Ambiente, mas essa pasta, além de não contar com um veterinário, não conta com infraestrutura para executar o programa, na avaliação de conselheiros da Saúde. Carlos Bonasio, titular do Meio Ambiente, acumula a Pasta de Obras e Infraestrutura. A Secretaria da Agricultura é a única que conta com veterinário.

Para dar início às atividades do programa, a prefeitura precisa ainda definir questões importantes, como, por exemplo, se os serviços serão oferecidos a todos os animais da cidade ou somente aos menos assistidos e se a administração municipal vai oferecer os medicamentos receitados pelo veterinário, além do horário de funcionamento e se o atendimento será por agendamento de consultas.

“Não sabemos como será feito. Deixar de atender uma pessoa é um problema, mas deixar de atender um animal é um problema ainda maior”, afirmou Minosso, salientando que um prefeito da região que já oferece o serviço no município o alertou que “essa é uma enrrascada”.

Castração animal

A administração municipal realizou 211 castrações de animais entre janeiro e abril de 2022. No total, 105 caninos e 106 felinos. Foram agendados no total 273 animais, mas 52 não compareceram.

A prefeitura investiu R$ 43.255 para castrar animais do Alto das Palmeiras, Vila Dirce, Colina dos Ypês, Salto, São Luiz, Jardim Gustavo, Três Barras, Ramalhada, Bairro das Posses, Refúgio, Nova Serra Negra, Centro, Leais, Tabaranas, Barrocão, Mosquito e Chave. A prefeitura ministrou 50 doses de vacina antirrábica em animais. 



Comentários