//CIDADE// Vereadores querem lombadas, mas ignoram plano de mobilidade



O acidente com vítima fatal ocorrido, na segunda-feira, 16 de maio, na Estrada Municipal Sebastião de Godoi Bueno, que dá acesso ao Bairro dos Macacos, provocou um debate entre os vereadores, na última sessão da Câmara Municipal. Eles pediram urgência para a instalação de lombadas em diversos pontos da cidade e debateram a questão da mobilidade urbana, embora tenham ignorado a existência de um plano sobre o assunto, que foi entregue ao ex-prefeito Sidney Ferraresso. 

A colisão entre um automóvel e uma moto no local levou à morte do motociclista. As causas do acidente ainda estão sob investigação. Mas para vereadores e também para o Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Serra Negra, uma lombada poderia ter amenizado o impacto da batida e evitado uma vítima fatal.

O Conseg chegou a enviar um requerimento às autoridades responsáveis, solicitando com urgência pintura e sinalização no local do acidente, informou em suas redes sociais. Mas a solicitação não foi respondida, nem a lombada instalada no Bairro das Posses.

“Eu recebi três mensagens em um único dia sobre a necessidade de instalação de lombadas, que eram imprescindíveis ali. Se tivesse uma lombada, na saída do bairro, na avenida, poderia ter salvo talvez a vida do menino, que não teria batido com tanta força”, alertou o vereador Eduardo Barbosa.

A instalação de lombadas em diversos pontos da cidade tem sido alvo de boa parte das indicações dos vereadores ao Executivo. Há dois pontos extremamente críticos, apontados na sessão dos vereadores, e com alto índice de riscos de acidentes: a Avenida João Gerosa, no Bairro dos Francos, e a Rua Irineu Geraldi, no Bairro das Posses.

Plano de Mobilidade Urbana

Em suas redes sociais, a vereadora Anna Beatriz Scachetti já vem alertando há algumas semanas para a necessidade de instalação de lombadas na cidade. Em um de seus vídeos, ela ressalta a importância da aprovação de um plano de mobilidade urbana para resolver esse e outros problemas de trânsito e transportes no município. 

A cidade já tem um plano de mobilidade urbana elaborado na gestão anterior, mas os vereadores, com exceção de Anna Beatriz, não fizeram menção a ele, embora tenham conhecimento de sua existência, em especial os que ocuparam uma cadeira na legislatura passada, e o próprio presidente da Casa, César Augusto Borboni, ex-secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

A prefeitura considera o plano realizado na gestão de Sidney Ferraresso apenas um estudo sobre o assunto, segundo resposta do Executivo a requerimento do Legislativo. 

Reunido com alguns vereadores na tarde de segunda-feira, 16 de maio, o prefeito Elmir Chedid informou que deverá investir R$ 500 mil, repassados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vanderlei Macris, em instalação de lombadas na cidade, mas não teria comentado nada sobre o plano de mobilidade urbana. O prefeito adiantou, no entanto, que os recursos serão insuficientes para atender a todos os pedidos. 

Embora se refira ao trabalho realizado na administração anterior como plano de mobilidade urbana, o presidente da Câmara informou que só poderá discutir o tema quando o prefeito Elmir Chedid enviá-lo para apreciação do Legislativo. “A discussão na Câmara só pode acontecer quando o estudo ou o projeto for protocolado”, afirmou ao Viva! Serra Negra.



Comentários