//TURISMO// Festival da Cachaça terá 18 marcas da região

Jorge Luís Benedetti: “O festival se fortalece a cada edição"


Serra Negra vai sediar o Festival da Cachaça do Circuito das Águas Paulista pela terceira vez. O evento será realizado entre 29 de abril e 1º de maio na Praça Prefeito João Zelante, no centro da cidade.

Produtores de 18 marcas da região vão expor em seus estandes cerca de 100 produtos. Serra Negra será representada pela BullHof, a única cachaçaria do município participante do evento.

Os demais expositores são de Amparo, Monte Alegre do Sul, Socorro e Holambra. Há produtores de cachaça nos demais municípios da região e também em Serra Negra, mas para participar do Festival é preciso estar registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“O registro garante a qualidade da produção das bebidas, além de ser um incentivo de capacitação contínua ao produtor”, afirmou Jorge Luís Benedetti, sócio-proprietário da Fazenda Benedetti e organizador do festival.

A BullHof é a única cachaçaria de Serra Negra registrada no MAPA. Participam do evento, entre outras, as marcas Família Benedetti, Cachaça da Torre, Fina Flor, Brisa da Serra, Pioneira, Barriga Dura, Campanari, Santa Efigênia e Gelatina Dona Matilde.

As cachaçarias participantes são reconhecidas nacional e internacionalmente. Algumas delas são premiadas em Bruxelas (Bélgica) e na Expocachaça, em Belo Horizonte. “São as melhores bebidas nacionais reunidas em um evento aberto para o público”, salientou Benedetti.

Degustação e palestras

O Festival da Cachaça do Circuito das Águas terá início no dia 29 de abril, com funcionamento das 18 horas às 22 horas. No sábado, 30 de abril, vai funcionar das 13 horas às 22 horas e no dia 1º de maio, das 9 horas às 16 horas.

Os visitantes vão poder degustar as bebidas. A degustação será feita com a aquisição de uma canequinha por R$ 20, que dará direito a experimentar até cinco amostras.

Bares e restaurantes de Serra Negra e região vão oferecer sua gastronomia. Um dos destaques será o estande do bar Seo Bastião, de Amparo, famoso pelo torresmo de rolo e as caipirinhas com frutas, que serão preparadas pelo barman Clebio Mendes.

Os interessados em informações sobre o comércio e o consumo de cachaça podem participar de uma palestra sobre “O mercado da cachaça e suas tendências”, ministrada pelo consultor do Sebrae, Sizinio Neto, e pelo sócio do Alambiques Santa Efigênia, Lenizio Barbosa dos Santos.

A palestra, aberta ao público e com entrada franca, será no dia 30 de abril, às 10 horas, no Palace Hotel, Rua Coronel Pedro Penteado, 157, Centro.

O Festival da Cachaça do Circuito das Águas Paulista é uma iniciativa em parceria da Prefeitura de Serra Negra e a Associação dos Produtores de Cachaça do Circuito das Águas Paulista.

“O evento se fortalece a cada edição e tem como objetivo fomentar o turismo, a cultura, o comércio local e, claro, divulgar os produtores da região”, explicou Benedetti.

Ele salienta que embora muitos alambiques de Serra Negra ainda não tenham registro no MAPA, Serra Negra, além de estar em uma área turística, tem tradição na produção de cachaça.

O próximo Festival da Cachaça do Circuito das Águas será realizado em Amparo este ano, mas ainda sem data definida. 




Comentários