//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

     

O melhor feriado


O movimento de turistas no feriado de 21 de abril já é considerado por comerciantes como o melhor registrado na cidade desde o de Corpus Christi de 2019. Além das temperaturas amenas, o 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos, realizado em Águas de Lindoia, um dos maiores eventos desse tipo do país, contribuiu para atrair turistas para Serra Negra e demais cidades do Circuito das Águas Paulista. A avaliação de empresários é que este evento não só atrai muitos turistas, como também consumidores com maior poder aquisitivo.


Efeitos sazonais


As vendas do comércio já vêm dando sinais de recuperação nas últimas semanas, informa o presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia), Tiago Jardim. Na avaliação de lojistas ouvidos pela Acia já houve uma melhora significativa das vendas com o feriado de Páscoa. “Essa semana está ainda melhor”, disse. Mas é cedo para falar em retomada. Ele avalia que o bom movimento nas duas semanas é consequência do frio e do evento de carros antigos na cidade vizinha. Jardim observou, no entanto, mudanças no mix de produtos oferecidos pelas lojas e constatou que alguns estabelecimentos comerciais têm permanecido abertos após as 18 horas. “Essas alterações contribuem muito para o aumento das vendas”, conclui.


Fundos para o hospital


A direção da Associação Santa Casa de Misericórdia de Serra Negra deverá começar a analisar a partir desta semana o relatório financeiro do Hospital Santa Rosa de Lima, que será apresentado pelo novo administrador, Marco Antônio Real Lopes. A expectativa do provedor do hospital, Renato Cazzoto De Santi, é conquistar a credibilidade da comunidade com o equilíbrio das contas e atrair novos colaboradores para a instituição. “Precisamos conquistar a credibilidade de empresários e moradores para que possamos angariar mais fundos. O hospital não vive sem dinheiro. Precisamos dos comerciantes e dos hoteleiros”, disse o provedor.


Mais pacientes, menos recursos


De Santi lembra que a pandemia revelou a importância do hospital para os moradores e para os empresários de uma cidade turística. O número de pacientes atendidos diariamente pelo Hospital Santa Rosa de Lima bateu recorde durante a pandemia de covid-19. Nos dias de maior demanda do período mais crítico de 2021, chegou a registrar mais de 200 consultas diárias. O provedor explica que, além dos serranos, foram atendidos turistas e proprietários de imóveis em Serra Negra usados ou para veraneio ou para residência própria. “O comércio precisa do hospital para seus funcionários e porque é uma cidade turística”, disse.


Se não fosse o SUS


O provedor lembrou que a maior parte dos funcionários do comércio que precisaram de atendimento médico durante a pandemia foi atendida no hospital da cidade. “Alguns infelizmente faleceram e os que se salvaram em muitos casos foi graças ao SUS e ao hospital”, ressaltou. A expectativa do provedor é que o serviço prestado pelo hospital durante a pandemia tenha sensibilizado a comunidade. “Se todos contribuíssem, teríamos uma maior arrecadação”, salientou.


Tentativas fracassadas


A instituição já tentou algumas estratégias para arrecadar recursos entre os empresários locais. Uma delas foi a arrecadação de uma taxa nas diárias dos hotéis. A instituição chegou a firmar um acordo com a rede hoteleira para a cobrança de cerca de R$ 2 por hóspede. Alguns estabelecimentos chegaram a cobrar a taxa, que foi repassada pela prefeitura ao hospital. Mas a iniciativa não vingou e já há alguns anos a prefeitura deixou de repassar recursos provenientes dessa taxa ao hospital. Outra medida que também não tem surtido efeito positivo é o pedido de ajuda à instituição inserido no carnê de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “A solicitação é feita nos carnês, mas a contribuição é muito pequena”, informou.


Turismo se reúne


A reunião mensal do Conselho Municipal de Turismo de Serra Negra (Comtur) será realizada no dia 2 de maio, às 19 horas, no mezanino do Centro de Convenções, ao lado da Câmara Municipal. O evento, aberto ao público, deverá discutir, entre outros temas, a programação de eventos para o ano, entre os quais o Festival do Café, a identidade turística do município e estratégias de marketing e divulgação da cidade, assuntos que têm se mantido na pauta dos conselheiros. A seção do site da prefeitura sobre os conselhos municipais permanece desatualizada sem informações a respeito das datas das reuniões.


Prestação de contas


A prefeitura não estaria enviando à Câmara Municipal cópia dos balancetes e demais demonstrativos das receitas e despesas do orçamento municipal. O envio desses documentos do Executivo para análise do Legislativo está previsto na Lei Orgânica do Município. “Constatei que durante um período a prefeitura não estava enviando esses documentos, que são de extrema importância para a fiscalização das receitas e despesas do município”, disse a vereadora Anna Beatriz Scachetti, uma das autoras do requerimento aprovado pela Câmara que solicita as informações ao Executivo. 


Campeões de voto


Como alguns vereadores já estão em plena campanha eleitoral pelos seus deputados, gastando preciosos minutos das sessões legislativas para fazer propaganda deles, é bom que os eleitores de Serra Negra recordem em quem votaram para a Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e Senado nas últimas eleições. Para a Câmara, o mais votado foi Eduardo Bolsonaro, filho do atual presidente da República. Ele teve 2.263 votos e foi seguido de perto por Ricardo Izar, com 2.044 votos. O terceiro colocado foi Marcelo Squassonni, com 1.890 votos.


Chedid disparado


Para a Assembleia Legislativa de São Paulo, o campeão de votos entre os serranos foi Edmir Chedid, irmão do atual prefeito da cidade, Elmir Chedid, e filho do também ex-prefeito de Serra Negra e atual prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid. Ele conseguiu 5.228 votos dos serranos. Em segundo lugar ficou Janaína Paschoal, com 1.767 votos, e em terceiro, outro político da região, o ex-prefeito de Itapira, Barros Munhoz, com 928 votos. Para o Senado, os serranos escolheram o Major Olímpio, que teve 7.544 votos, e Mara Gabrilli, com 5.768 votos. Os dois foram eleitos. O Major Olímpio acabou morrendo vítima da covid-19 em março de 2021. 


Fiéis a Bolsonaro


Todos os campeões de votos em Serra Negra para a Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e Senado apoiaram, na eleição passada, o então candidato presidencial Jair Bolsonaro. Nesta eleição presidencial, com exceção de um ou outro, todos, novamente, deverão fazer campanha pela reeleição de Bolsonaro. 


De lavada


Para presidente da República, a vitória de Bolsonaro em Serra Negra foi acachapante: ele recebeu 12.094 votos dos serranos, o equivalente a 82% da votação no segundo turno. Seu concorrente, Fernando Haddad, teve 2.712 votos, ou 18% da votação. Haddad agora é pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo, lidera as pesquisas eleitorais, e será entrevistado na terça-feira, 3 de maio, no programa Serra Negra na Roda, produzido pela Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari. O programa começará às 20 horas e será transmitido pela página do Facebook da Casa (facebook.com/casadaculturadalmodallari). Para governador, João Doria recebeu 10.064 votos (72%) e Márcio França, 3.939 votos (28%). 




Comentários