//FERNANDO PESCIOTTA// Inflação na vida real



Nas gôndolas dos supermercados, em meio à percepção de desabastecimento e preços altos, marcas tradicionais dão lugar a outras desconhecidas.

Com o botijão de gás custando R$ 150 em São Paulo, as distribuidoras passaram a parcelar o pagamento.

Consumidores fazem fila nos postos de gasolina para abastecer o carro antes de reajuste de até 25%.

Mais do que números frios e distantes, a inflação está tangibilizada nos hábitos e costumes dos brasileiros, que podem se preparar para outras desilusões.

Nesta semana, o Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central vai anunciar nova alta dos juros básicos, a Selic, e indicará como deverá proceder para fazer frente à insistente inflação alta e uma economia que anda devagar.

É o que os economistas chamam de aperto monetário, tirando dinheiro de circulação para conter o consumo e, assim, fazer os preços baixarem.

Quando a atividade econômica vai bem, esse mecanismo pode funcionar, mas no nosso caso só trará ainda mais desalento.

Bolsoasno reclama da Petrobras, por elevar o preço dos combustíveis. A empresa, a exemplo de qualquer outra corporação, acompanha o mercado. O problema é que, assim como (não) fez na pandemia, seu governo não tem mecanismos de proteção, não adota políticas de incentivo ao crescimento, não tem planejamento para enfrentar crises.

O liberalismo adotado pelo governo não permite o controle de preços, mas também não se preocupa com a outra ponta, a do comprador, cujo bolso está vazio por causa do arrocho salarial e pela falta de emprego.

O Brasil precisa urgentemente de governantes que se preocupem com sua gente.

------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


Comentários