//PANDEMIA// Mulher, 62 anos, a 101ª vítima fatal da covid-19 na cidade



A covid-19 fez nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, mais uma vítima fatal em Serra Negra, a 101ª. Segundo o boletim publicado pela prefeitura nas redes sociais, ela é uma mulher, com 62 anos de idade, com comorbidades, que estava internada no Hospital Santa Rosa de Lima. Há 215 pacientes em quarentena domiciliar e três internados em hospital.

Janeiro foi o mês mais trágico da pandemia de covid-19 em Serra Negra, não pelo número de mortes - duas -, mas pelo número de casos - 1.452, segundo dados do boletim publicado nas redes sociais pela prefeitura, o que representa 31% do total desde o início da pandemia 

O número de pacientes em isolamento domiciliar também foi recorde em janeiro: chegou a 441 no dia 26.

Nos últimos dias, o número de pessoas contaminadas pela covid-19 tem diminuído no município, de acordo com o boletim da prefeitura. A redução dos casos confirmados é de cerca de 50%, mas ainda não é possível afirmar que essa tendência vai persistir.

O movimento no Hospital Santa Rosa de Lima também diminuiu e já não se observa, como em meados de janeiro, aglomeração no pronto socorro.

Cerca de 15% da população serrana já foi contaminada pelo coronavírus da covid-19. Receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Serra Negra cerca de 94% da população. A segunda dose e a dose única foram aplicadas em cerca de 80% dos serranos e apenas 41% foram tomar a terceira dose, de reforço.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que 368 pacientes em isolamento familiar foram visitados em janeiro e 12 multas foram aplicadas em quem não cumpriu as regras da quarentena, pois não se encontravam em seus domicílios na hora da visita. 

O não cumprimento da medida gera notificação de infração e multa de R$1 mil, conforme o Decreto nº 5.237, que estabelece punição em caso de descumprimento de isolamento domiciliar e desobediência a orientação médica para fins de prevenção da covid-19.

Um termo de constatação é preenchido pelos agentes fiscalizadores e encaminhado à delegacia de Polícia Civil, uma vez que o descumprimento da medida caracteriza crime contra a saúde pública. Com isso, a autoridade policial avalia a possibilidade de instauração de inquérito policial.


Comentários