//FALA, CIDADÃO!// CPFL explica a razão dos "piscas" na energia quando chove



Leitor, que preferiu não ter seu nome divulgado, enviou à redação do Viva! Serra Negra mensagem na qual pergunta sobre quedas rápidas de energia elétrica na cidade quando chove. 

Eis a sua mensagem, seguida pela resposta da CPFL:

"O que acontece com a eletricidade nesta cidade? Qualquer chuva mais forte, qualquer trovoada, a luz cai e volta em alguns segundos... Isso pode prejudicar o funcionamento de vários aparelhos elétricos, e aí acontece o quê?

Moro no Centro. Foi na quinta-feira, 24 de fevereiro, durante a chuva da tarde. A luz piscou mais de cinco vezes. Cada vez que dava um trovão, a luz acabava e em alguns segundos, retornava. Depois da segunda vez desliguei quase tudo da tomada." 

 O que diz a CPFL

"A CPFL Paulista informa que, em situações de temporais, podem ocorrer alguns desligamentos de curta duração, os chamados piscas. Eles ocorrem, basicamente, em duas situações: quando a distribuidora realiza manobras de carga, ou seja, quando algum circuito apresenta defeito e a energia é direcionada aos clientes por outro; e quando os mecanismos de segurança da rede elétrica são acionados automaticamente em função de interferência externa, como o toque de um galho de árvore ou descargas atmosféricas.

A companhia informa que fez uma inspeção na rede que atende o local e não identificou nenhum componente da rede danificado."



Comentários