//CIDADE// Em debate, a preservação do patrimônio histórico de Serra Negra



A preservação do patrimônio histórico e cultural de Serra Negra será o tema do programa Serra Negra na Roda desta sexta-feira, 18 de fevereiro, às 20 horas.

A anunciada demolição do prédio do Vendão, que já existia na década de 1930 e deve ter cerca de 90 anos, para a construção de um novo supermercado, provocou uma ampla discussão nas redes sociais sobre a modernização da cidade e a preservação da história e da memória de Serra Negra.

Os jornalistas Carlos Motta e Salete Silva vão conversar com três moradores da cidade que nos últimos anos se dedicaram a pesquisar e estudar a história do município.

Um dos entrevistados é Nestor de Souza Leme, responsável por uma página no Facebook dedicada a publicar fotos antigas sobre Serra Negra e um dos colaboradores do livro sobre a história das capelas de Serra Negra.

Participa também da conversa a restauradora Vânia Machado, técnica em química, encadernadora pela Aber e especialista em restauração pelo Senai/SP. Vânia trabalha na área há 30 anos, prestando serviço para acervos públicos e privados e colaborou também na elaboração do livro sobre as capelas serranas.

O debate vai contar ainda com a participação de Guida Gerosa de Barros, nascida em São Paulo, mas moradora há décadas da cidade. Formada em educação artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), morou na Itália e no retorno ao Brasil passou a se dedicar à restauração de porcelanas, móveis, telas e outros objetos.

Guida trabalhou também com gravura em metal e nu artístico no Museu de Arte Moderna e realizou exposições em diversas galerias renomadas, entre as quais a Galeria Pablo Neruda Islas Negras, no Chile e a Associação de Colecionadores de Arte e Atelier Espaço Cultural de Pedro Malvão, em Paraty. Guida é citada no Livro “Brasil e o Mundo, os Melhores das Artes Plásticas”, do Instituto Século e Arte de São Paulo.

O programa Serra Negra na Roda é transmitido pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari. 


 

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