//PANDEMIA// Vereador levanta dúvida sobre segurança de vacinas contra covid-19

Leo da Ambulância: "A maioria vai no hospital para pegar atestado, para largar o patrão na mão"
 

Além de aprovar o projeto de lei que permite o repasse de R$ 139 mil dos cofres públicos para reforçar a equipe do Hospital Santa Rosa de Lima para atender o aumento da demanda de pacientes com sintomas gripais e de covid-19, os vereadores, na sessão extraordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira, 17 de janeiro, aproveitaram para reforçar a importância da vacinação para evitar casos graves da doença.

O vereador Leonel Atanazio (DEM), o Leo da Ambulância, foi o único a levantar dúvidas sobre a eficácia e a segurança da vacina. Ele acusou parte dos mais de 200 pacientes que buscam atendimento no hospital diariamente de ter como objetivo apenas obter atestado médico para justificar falta no trabalho.

A cada três testes de covid-19 feitos em Serra Negra, dois são positivos. Apesar do alto índice de contaminação pela nova variante ômicron, muitas pessoas estão deixando de se vacinar.

O vereador Wagner Del Buono (DEM), o Waguinho do Hospital, informou que muitos pacientes que vão ser submetidos a cirurgias realizadas em mutirão promovido pela prefeitura não tomaram sequer a primeira dose. “Os casos de internação são bem poucos. Mas muitas dessas pessoas que estão fazendo exame pré-operatório não tomaram nem a primeira dose”, afirmou.

A justificativa desses pacientes, explicou, é que estão com medo. “Tomem vacina, a primeira, segunda e terceira dose”, enfatizou. O vereador informou que o movimento no hospital triplicou nas últimas semanas.

Na segunda-feira, antes mesmo do meio-dia, o vereador informou, o hospital já registrava o atendimento de 150 pacientes. “Graças à vacina os casos de covid-19 estão sendo leves”, salientou. 

Os recursos transferidos pela administração municipal para o Hospital Santa Rosa de Lima serão aplicados na contratação de um terceiro médico para manter mais um profissional no plantão diário das 10 horas às 22 horas. 

O presidente da Câmara Municipal, César Augusto Borboni (PSC), o Ney, reforçou a importância da vacinação e informou que os médicos da cidade estão vacinados e orientando os pacientes, incluindo as crianças, a tomar todas as doses.

“Não seja bobo, converse com seu médico e pergunte se deve ou não se vacinar”, disse. Segundo ele, até pessoas bem informadas têm manifestado receio de tomar a vacina. O vereador informou que os médicos locais não só tomaram todas as doses, como recomendam a vacinação nas crianças, e os que têm filhos vão vaciná-los. “Jamais a Pfizer estaria distribuindo vacinas com problemas", disse. 

Ney fez menção ao presidente da República, Jair Bolsonaro. “Com todas essas brigas do presidente Bolsonaro com a imprensa uma coisa é certa: 98% das pessoas internadas são os que não se vacinaram. Então, população, não seja boba, não acredite em besteira. Corram se vacinar."

O vereador Eduardo Barbosa (DEM) também fez críticas aos políticos que se pronunciam contra a vacinação. “Nossos líderes vão à televisão fazer graça, falar que não é para vacinar crianças. Onde já se viu isso?”, interrogou.

Fake news

O vereador Leonel Atanazio levantou dúvidas a respeito da eficácia e principalmente da segurança da vacina. Ele usou como argumento notícias falsas que circulam nas redes sociais, em especial nas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que ligam casos isolados de mortes de jovens às vacinas contra a covid-19.

“Tomei as três doses com os motoristas que trabalham comigo, que apesar de vacinados foram positivados. Se tomo avião que está caindo e tenho um paraquedas, vou ficar no avião para cair ou vou pular de paraquedas? Já puxei um paraquedas, o segundo, e estou com o terceiro”, afirmou, justificando sua vacinação com as três doses.

Em seguida, porém, levantou dúvidas sobre a segurança da vacina, citando informações sem fundamento científico, mas que, de acordo com ele, seriam alertas de médicos renomados. “Estamos vendo muitos jovens, muitas pessoas atletas tendo mal súbito em campo, e também crianças. Não vamos ser hipócritas. Somos motivadores, mas o povo está com medo e o povo precisa ser orientado melhor”, afirmou.

O vereador citou como fonte de suas afirmações mensagens compartilhadas no Telegram, aplicativo similar ao WhatsApp, que tem sido utilizado por apoiadores de Bolsonaro. “Se você entrar no seu celularzinho aí você vai descobrir muita coisa que você não vai gostar", disse.

Ele também levantou dúvidas em relação ao estado de saúde das pessoas que buscam o hospital e sobre as que solicitam serviços de ambulância.

“A pessoa liga para você e diz que está morrendo. Você chega, está sentada no sofá, esperando você lá, com o controle na mão assistindo Netflix. A maioria hoje vai no hospital para pegar atestado, desculpa, para largar o patrão na mão. Essa é a pura realidade, dá uma gripinha, diz que a mulher e o filho estão com gripe e assim vai. Não podemos nos omitir”, finalizou.

Nenhum vereador contestou o discurso de Atanazio. Dos nove vereadores, dois estiveram ausentes na sessão extraordinária: Renato Giachetto (DEM) e Roberto de Almeida (Republicanos). O projeto de transferência de mais recursos para o Hospital Santa Rosa de Lima foi aprovado por unanimidade.



Comentários

  1. É triste que depois de tudo o que foi levantado durante a CPI da Covid, continuam permitindo a circulação em larga escala de vídeos negacionistas que levantam dúvidas na população e fazem com que uma parcela da sociedade continue sem tomar a vacina, promovendo a circulação dos vírus e o surgimento de novas variantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.