//PANDEMIA// Hospital terá mais verba para atender aumento de número de pacientes



A prefeitura de Serra Negra vai repassar mais R$ 139.230,00 ao Hospital Santa Rosa de Lima. Os recursos serão destinados à contratação de profissionais e o reforço da equipe médica para atender ao aumento de mais de 70% da demanda de pacientes com sintomas gripais e de covid-19 provocada pela nova onda da pandemia e do surto de H3N2.

Os vereadores foram convocados pelo presidente da Câmara Municipal, César Augusto Borboni, o Ney, para a primeira sessão extraordinária de 2022, na segunda-feira, 17 de janeiro, às 19h30. A convocação foi solicitada pelo prefeito Elmir Chedid para que o Legislativo aprove o projeto de lei que prevê o novo repasse de recursos ao Hospital Santa Rosa de Lima.

O número de pacientes com sintomas gripais e de covid-19 que procuram o hospital aumentou 72% entre novembro de 2021, quando praticamente não foram registrados casos da doença na cidade, e a primeira quinzena de janeiro de 2022.

O hospital tem atendido no total uma média de 220 pacientes por dia, dos quais entre 50% e 70% apresentam sintomas de covid-19 e gripe. Nos últimos dias, o boletim divulgado diariamente pela prefeitura tem apresentado mais de 50 novos casos diários.

 Embora os casos sejam menos graves e até quinta-feira, 13 de janeiro, não tenham sido registrados casos de internações no boletim da prefeitura, o crescimento da demanda tem provocado esperas pelo atendimento no pronto socorro de até duas horas.

A verba, que será repassada pela prefeitura em três parcelas mensais no valor de R $46.410,00, será utilizada para o pagamento de despesas correntes e em especial para manter mais um médico plantonista durante os sete dias da semana, no período das 10 horas às 22 horas.

Além disso, a Secretaria de Saúde de Serra Negra deverá encaminhar ao Hospital Santa Rosa de Lima mais dois enfermeiros e um técnico de enfermagem para reforçar a equipe.

Os pacientes com sintomas gripais e de covid-19 serão atendidos exclusivamente por esses três profissionais. Os pacientes com demais patologias serão atendidos pelo pessoal efetivo do hospital. 

A expectativa da administração do Santa Rosa de Lima é manter os novos profissionais enquanto a pandemia não cessar. A variante ômicron, prevalente entre os brasileiros nesta nova onda da doença, é mais transmissível. Alguns estudos estimam que cada 10 pessoas contaminadas contaminam outras 16.

A expectativa dos infectologistas é que a tendência de aumento de casos se mantenha até março. O número diário de novos infectados pode chegar a 2 milhões no país em março se a transmissão do vírus não for barrada, segundo o neurocientista Miguel Nicolelis, que tem se dedicado a estudar a evolução da pandemia de covid-19 desde o início de 2020.

Além de defender com veemência o uso de máscaras, o afastamento social, com o cancelamento de todos os eventos e a aceleração da vacinação em especial de crianças e da terceira dose de reforço para toda a população, os infectologistas têm criticado o relaxamento das regras para o isolamento das pessoas contaminadas. Sem essas medidas, alertam os infectologistas, o país não vai conseguir barrar a transmissão da doença e a nova onda pode se prorrogar.




Comentários