//FERNANDO PESCIOTTA// Brasil inspirador



“Não olhe para cima” bate sucessivos recordes. Tornou-se o filme original da Netflix mais visto em uma semana, com 152.290.000 horas assistidas entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro em todo o mundo.

Com ótima atuação de Leonardo DiCaprio, o filme faz sucesso porque ironiza a guerra de idiotices que as redes sociais trouxeram ao mundo e ridiculariza gente estúpida como os negacionistas e terraplanistas.

Pode-se dizer que o filme é tão bom que Bolsonaro jamais o assistirá. Mesmo que ele fosse capaz de se interessar por qualquer coisa que exija raciocínio e reflexão, esse filme especialmente o deixaria constrangido.

“Não olhe para cima” é oportuno por mostrar as consequências que o descrédito na ciência pode trazer para a vida humana. Retrata com humor como está difícil convencer pessoas de coisas banais.

É como ter de explicar para um ministro da Saúde que vacinação é essencial para proteger crianças e adultos de qualquer tipo de vírus. É como ter de explicar a presidentes que eles têm a obrigação de proteger sua gente, independentemente de credos, culturas e ideologias, e não matá-la.

A telinha e a vida real se embaralham. No filme é possível ver a estrutura presidencial se organizar para plantar fake news.

O filho da presidente fala as coisas mais incompreensíveis e desconexas. E até pelo tipo físico, parece que o personagem foi criado à semelhança de Carluxo.

Diria mais, o filme todo parece ter sido inspirado no Brasil bolsonarista, tão irracional e ignorante, onde uma deputada como Bia Kicis torna ilegalmente públicos dados sigilosos de médicos só porque eles defendem a vacina para crianças não morrerem e não matarem, e onde um general é conselheiro do presidente para questões de saúde.

--------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


SEJA NOSSO PARCEIRO!

Comentários