//ESPORTE// Piloto serrano vai participar das 24 Horas de Kart

Alex Sequeira pilota karts desde 1994 e já ganhou inúmeras competições 

 

O piloto serrano Alex Sequeira está se preparando para disputar a maior competição do kartismo nacional, as 24 Horas de Kart, no dia 18 de dezembro. A prova nasceu em 2015 e se espelha na francesa 24 Horas de Le Mans, uma das  mais conhecidas do automobilismo mundial. 

Alex vai correr pela mesma equipe do ano passado, a CDK (Confraria do Kart), que neste ano será patrocinada pela JCR Informática, de Sorocaba. No ano passado, o piloto foi convidado para integrar a equipe 72 horas antes da competição, já que o time havia tido vários desfalques por causa da pandemia de covid-19. A CDK terminou a prova em 9º lugar. 

Neste ano a equipe vai competir com quatro quatro karts e mais de 20 pilotos para revezar durante a prova. A equipe investiu cerca de R$ 50 mil com os aluguéis de karts, software para monitoramento dos veículos na pista e painéis luminosos, entre outros itens. A CDK é chefiada por Helio Bassi.

As 24 Horas de Kart eram disputadas no kartódromo de Interlagos, no meio do ano, mas desde 2020, devido à pandemia, a competição passou para o kartódromo Arena Schincariol, em Itu, único no Brasil a receber o Mundial de Kart.

Participam da prova mais de 50 equipes e cerca de 400 pilotos, 90% dos quais profissionais na ativa ou ex-pilotos. A competição será transmitida ao vivo pelo Youtube no canal do Kart Amador SP.

Os karts da competição são motor Honda de 13 hp. Eles são sorteados na classificação e nas trocas da corrida. Cada kart, com um tanque de combustível, é capaz de correr de 50 minutos a 1 hora e 20 minutos, dependendo do traçado e do modo de condução do piloto.

Carreira longa

Alex Sequeira aprendeu a pilotar kart em 1994, em Interlagos, tendo como instrutores Felipe Giaffone, ex-piloto da Formula Indy e dono do kartódromo da Granja Viana, e Vitor Chiarella, foi mais 70 vezes campeão de kart.

Alex lembra que, aos 17 anos, em 1994, foi até a escola ZF com o irmão de um amigo de escola, escondido de seus pais, fez a matricula para aprender a pilotar kart, e como tinha apenas metade do valor, dividiu o pagamento, sem sequer saber como iria completá-lo. "Consegui o dinheiro e no dia da primeira aula, quando estava saindo de casa falei 'tchau mãe e pai, estou indo aprender a pilotar kart..." Eles fizeram um drama disseram que eu ia morrer, que era louco, sem juízo, que não iam deixar eu ir, mas acabei indo."

Alex conta que em quatro aulas aprendeu a pilotar em um kart de competição. Seu desempenho foi elogiado por Vitor Chiarella, que afirmou que ele era um piloto diferenciado. 

Posteriormente, Alex se tornou piloto de teste da ItalSystem, disputou a Copa Parila, "sem muita grana ou quase nada", e em 1997 se retirou das pistas por muitos anos, "pois resolvi levar uma vidinha normal, fui casado por 12 anos".

Em 2012, "fora de forma e muitos anos parado", se inscreveu no Campeonato Brasileiro de Kart Indoor, no kartódromo da Granja Viana. "Foi o maior desastre, estava sem noção de mais nada, mas não desisti, me inscrevi na época no mais difícil campeonato que tinha, da Amika, e fui lá disputar, na terceira corrida já fiquei no pódio em 3º lugar e de lá para cá já fui duas vezes vice-campeão do Troféu Amika, 7º lugar no Brasileiro, 5º no Pan-Americano , campeão do G3 e piloto revelação em 2014." 

Além dessas conquistas, Alex foi campeão Graduados em 2021 e da Stars também nesse ano. "Em ambos ganhamos tudo, eu o o meu parceiro Sidney Rogério, individual e por equipe", diz. "Eu fui campeão Graduados e ele vice e levamos por equipe, e na Stars inverteu, ele foi o campeão, eu vice, e levamos por equipe de novo." 

Quem quiser pode acompanhar Alex no Instagram pelo endereço @alexsequeira74.




Comentários