//SAÚDE// Secretaria deve abrir ambulatório para quem tem sequelas da covid-19



Juliana  Gottardi e Salete Silva


A Secretaria Municipal de Saúde de Serra Negra deverá instalar um ambulatório para os pacientes com sequelas da covid-19. Ainda não há data para início de seu funcionamento. Técnicos da secretaria estão iniciando uma triagem dos pacientes e levantando o número de serranos que necessitam de tratamentos específicos em decorrência da doença.

“Não basta fazer análise do número de casos confirmados. Vamos direcionar o rastreamento para os pacientes que entraram em uma Unidade de Terapia Intensiva e saíram, e entre os que permaneceram internados no Hospital Santa Rosa de Lima. Esses são os pacientes que eventualmente apresentam maior risco para sequelas”, disse o secretário Ricardo Minosso em entrevista ao Viva! Serra Negra.

Sua expectativa é que até o fim de novembro a secretaria já tenha demanda para dar início à assistência aos pacientes com sequelas. O ambulatório será projetado para funcionar por um tempo determinado, contando com modalidades específicas, como fisioterapia respiratória e pneumologia.

“Esse ambulatório serviria para fazer o diagnóstico, iniciar o tratamento e depois o paciente migraria para a atenção básica, onde o médico da área prosseguirá com o atendimento. É algo transitório”, explicou Minosso. O maior desafio, o secretário admite, é contratar os profissionais.

SUS dependentes

O número de usuários que têm substituído os convênios médicos pelos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) se mantém em alta em Serra Negra.

O secretário de Saúde disse não saber exatamente qual é o porcentual de serranos que buscam o atendimento do SUS, mas reconhece que há uma procura maior pelos serviços públicos de saúde no município.

 “Observamos uma migração do pessoal da assistência complementar. Esses que estão migrando estão procurando em especial serviços como fisioterapia domiciliar e nutricionistas”, observou.

A reportagem do Viva! Serra Negra também constatou pacientes de convênios médicos solicitando cadastramento no SUS em unidades de saúde pública da cidade.

“A política dos convênios mudou muito. O paciente tem de pagar um diferencial por mês. Essa semana mesmo um senhor, usuário de convênio médico, solicitou uma guia do SUS, porque se fizesse pelo convênio teria de arcar com parte do valor cobrado pelo exame. A gente entende a crise sanitária e financeira”, afirmou Minosso.

Na administração do ex-prefeito Sidney Ferraresso, a Secretaria de Saúde chegou a informar que pouco menos que 100% da população serrana dependia dos serviços do SUS. Para Minosso, no entanto, o porcentual deve ser um pouco menor. Ele estima que 80% dos serranos estão referenciados no SUS. Mas acredita que esse porcentual pode estar aumentando.

Ele avalia que o SUS no município tem uma importância significativa, apesar de não conseguir atender toda a demanda dos serranos.

A população passou a valorizar mais o SUS nos últimos anos devido à dependência nos atendimentos e internações durante a pandemia e à rapidez e eficiência na vacinação contra a covid-19.

O secretário acredita, no entanto, que passada essa fase mais crítica da pandemia, a população tende a retomar as críticas ao SUS, em especial devido à dificuldade de agendar consultas, exames e cirurgias em prazos mais curtos.

“Como tudo, a população esquece e pode esquecer da pandemia e lembrar só de seu problema particular e recriminar de novo o sistema SUS”, lamentou o secretário. 

Minosso avalia que com equilíbrio de recursos entre as gestões municipal, estadual e federal na área da saúde é possível melhorar os serviços.

Ele lembrou que os pacientes dos convênios médicos e particulares também têm enfrentado dificuldades para agendar as consultas e exames em menor prazo.  Falta mão de obra na área da saúde, segundo o secretário, devido ao aumento da demanda provocada pela pandemia.

Minosso informou ao Viva! Serra Negra que até início de 2022 a Secretaria de Saúde deverá estar instalada em algumas salas no Centro de Convenções, ao lado da Câmara Municipal. Com isso, a secretaria fará uma economia de cerca de R$ 7 mil mensais com aluguel.


   

Comentários